Emiliano mantém 'Tarifa Zero' no transporte público de Irati
O prefeito afirma que a manutenção do transporte gratuito impacta diretamente a população de Irati, como trabalhadores e estudantes que dependem do ônibus
Publicado: 13/08/2025, 16:12

O prefeito de Irati, Emiliano Gomes (PSD), anunciou, no início do mês de agosto, a prorrogação da ‘Tarifa Zero’ do transporte público na cidade. Será aberto um processo de licitação para contratação de uma empresa para prestar o serviço na cidade.
A medida estava em vigor desde 1º de maio, quando foi anunciada a gratuidade por 90 dias, devido à empresa que prestava o serviço de transporte público de Irati ter encerrado suas atividades em 30 de junho. "Nesse sentido, nós nos adiantamos. Tínhamos consciência de que isso poderia acontecer e antecipamos o problema", comentou Emiliano na época.
Agora, o prefeito afirma que será publicado um edital de licitação, no modelo de prestação de serviço, que viabilizará a contratação de uma empresa que possa prestar os serviços. Atualmente, está vigente um contrato emergencial com a empresa Gênisis Transportes, que tem realizado os serviços desde 1º de maio, quando a Transiratiense deixou de operar.
“Essa decisão foi tomada em cima de muito estudo, planejamento e sobretudo coragem para discutir a política do transporte público, como uma política pública que beneficia o cidadão. Foi assim que tomamos a decisão da tarifa zero permanecer no município”, disse Emiliano.
De acordo com o prefeito, a Administração busca uma forma de dar sustentabilidade ao projeto no longo prazo. “É um projeto de alto custo para o município, por isso criamos um Fundo Municipal do Transporte, o qual vai dar condições para a captação de recursos para manter essa política funcionando”, explicou. Segundo Emiliano, o valor estimado para o futuro contrato deverá ficar entre R$ 160 e R$ 220 mil mensais.
LICITAÇÃO - O novo edital, em forma de concorrência, será lançado na próxima semana e, segundo Emiliano, deve atrair pelo menos três empresas interessadas na prestação do serviço. A licitação terá como critério central a manutenção da gratuidade para os usuários e a oferta de qualidade no serviço, com foco em conforto e segurança.
“A empresa vencedora vai continuar prestando o transporte gratuito para a população. E queremos garantir ônibus com qualidade, com conforto. A população merece esse serviço com dignidade, não adianta ganhar a licitação e não prestar o melhor serviço”, destacou.
Além disso, Emiliano afirma que o edital exigirá melhorias técnicas nos veículos e estrutura de pontos de parada, o que também deve impulsionar a economia local com novos contratos e investimentos indiretos. “A depender do sucesso do Fundo Municipal de Transporte, Irati poderá se tornar referência no tema”, finaliza o prefeito.
IMPACTO - Conforme ressaltou Emiliano, a manutenção do transporte gratuito impacta diretamente a população de Irati, como trabalhadores e estudantes que dependem do ônibus. “Com a política de Tarifa Zero, Irati se posiciona entre os municípios que inovaram na área de mobilidade urbana, buscando um modelo mais acessível, justo e sustentável. O município busca empresas que atendam a população no sentido de qualidade, modernidade dos ônibus”, complementou o prefeito.
Com informações da assessoria de imprensa.