Estado oficializa o Território Turístico Terra dos Pinheirais para impulsionar o setor | aRede
PUBLICIDADE

Estado oficializa o Território Turístico Terra dos Pinheirais para impulsionar o setor

O novo território abrange as cidades de: Fernandes Pinheiro, Guarapuava, Imbituva, Irati, Mallet, Prudentópolis, Guamiranga, Inácio Martins, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares

A Floresta Nacional de Irati irá integrar o território
A Floresta Nacional de Irati irá integrar o território -

João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) realiza nesta sexta-feira (22), em Prudentópolis, a solenidade de oficialização do novo Território Terra dos Pinheirais. O projeto trata-se de uma estratégia do Governo do Paraná para impulsionar e aproveitar, com excelência, o potencial de cada região.

O novo território abrange as cidades de: Fernandes Pinheiro, Guarapuava, Imbituva, Irati, Mallet, Prudentópolis, Guamiranga, Inácio Martins, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

De acordo com a Agência de Desenvolvimento da Região Centro Sul (ADECSUL), a região é considerada histórica pois imigrantes de diferentes locais, como Ucrânia, Polônia, Itália, Alemanha, Portugal, Rússia, de países eslavos e até mesmo de outros lugares do Brasil, vieram para estes municípios.

As florestas de Pinheiro, com as tradicionais araucárias, há mais de 100 anos, atraíram colonos por conta de sua madeira, que estava sendo extraída e era útil para diferentes fins. Da mesma forma, hoje elas são preservadas e respeitadas, compõem uma paisagem que se tornou uma linda moldura para todos.

Além das universidades estaduais, centros tecnológicos e faculdades privadas que sedia, a economia da Terra dos Pinheirais tem forte compromisso histórico com a madeira e agora se prepara para trocar a cultura do fumo pela produção de orgânicos, entre flores, frutas, ervas medicinais, milho, tubérculos, raízes, legumes e verduras, além de cuidar do desenvolvimento da apicultura, da piscicultura, dos laticínios e do vinho e, naturalmente, do turismo sustentável, em várias de suas modalidades.

Dentre os principais pontos turísticos estão: a Floresta Nacional de Irati, o Parque Ambiental de Guamiranga, o Parque Natural Municipal das Araucárias, o Santuário de Santo Antônio (Ribeira), o Eco Parque Pinho de Baixo, o Monumento Natural Salto São João, a Cachoeira da Pedreira, a Réplica da Estação Ferroviária Manoel Corrêa Machado, entre outros.

A ADECSUL é a entidade sede que responde pela Instância de Governança Regional da Região Turística Terra dos Pinheirais, reconhecida pelo Governo do Estado do Paraná e Ministério do Turismo desde 2005. Seu objetivo é coordenar o Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, no âmbito de sua região geográfica, o centro sul do Paraná.

PROGRAMA - O Governo do Estado está promovendo o programa "18 Territórios, 1 Só Destino". Ao todo, serão criados 18 territórios no Estado. Os principais objetivos da iniciativa são a valorização da identidade local; o desenvolvimento econômico; diversificação da oferta turística; preservação do patrimônio; promoção do turismo sustentável; o turismo gerador de empregos e renda para as comunidades locais, além da qualidade de vida dos seus moradores.

O programa visa mapear, estruturar e promover as singularidades turísticas de diversos territórios do Paraná, buscando fomentar o desenvolvimento econômico e social. A inclusão dos municípios destaca a relevância da região, reconhecida por suas paisagens naturais, patrimônio histórico e cultural.

CAMPOS GERAIS - O Governo do Paraná também oficializou a integração do Território Turístico Campos Gerais à iniciativa. Durante o evento foram anunciados pelo Secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, investimentos superiores a R$ 21 milhões voltados à infraestrutura turística de 11 municípios da região. A ação representa um passo importante para o fortalecimento do turismo regional e para o desenvolvimento sustentável do setor – saiba mais clicando aqui.

O território dos Campos Gerais abrange 19 municípios: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Um dos destaques é Ponta Grossa, cidade conhecida como Princesa dos Campos, que abriga um dos principais cartões-postais do Paraná: o Parque Estadual Vila Velha. Também se sobressaem Castro, reconhecida como "Capital Nacional do Leite", onde está o primeiro Museu do Tropeiro do Brasil, e Tibagi, conhecida pelo Cânion Guartelá.

Com informações: AEN e assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right