Municípios da região recebem ônibus adaptados para pessoas idosas
A iniciativa faz parte da estratégia Cuida Mais Paraná, que tem como principal objetivo ampliar o acesso da população idosa a serviços públicos
Publicado: 23/10/2025, 17:54

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), publicou a lista oficial dos 40 municípios paranaenses que serão contemplados com ônibus adaptados para fortalecer políticas públicas voltadas a pessoas de 60 anos ou mais. Nos Campos Gerais, as cidades de Prudentópolis, Irati, Palmeira e Guarapuava receberão os veículos.
A lista foi oficializada com a publicação da Resolução N° 169/2025, divulgada no Diário Oficial do Estado em 22 de outubro de 2025. A iniciativa faz parte da estratégia Cuida Mais Paraná, que tem como principal objetivo ampliar o acesso da população idosa a serviços públicos, ações de promoção social e atividades de integração.
Os veículos são adaptados, equipados com dispositivo de acessibilidade, têm capacidade para 38 passageiros e serão utilizados para apoiar as políticas municipais voltadas à população idosa. Os ônibus poderão ser utilizados em atividades ligadas ao Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, instituído pela Lei Estadual n.º 22.189/2024, e ao Viaja +60, de turismo social e acessível a esse público. Além disso, serão usados para atender iniciativas culturais, esportivas e turísticas voltadas à integração e ao convívio social.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que a medida amplia o alcance das políticas públicas voltadas para este segmento da população. “Com o Ônibus Cuida Mais Paraná garantimos que os municípios tenham condições de oferecer transporte adequado, acessível e seguro para que as pessoas idosas possam participar plenamente das atividades sociais, de lazer e de promoção da cidadania”, afirmou.
CRITÉRIOS - Segundo a secretária Leandre, os municípios contemplados atenderam integralmente aos critérios e exigências previstos na Resolução nº 152/2025. Ela explica, também, que tiveram prioridade aqueles que fizeram adesão à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), além dos que apresentaram maior percentual de população idosa, conforme o Censo IBGE 2022.
Recentemente o Paraná se tornou o primeiro da América do Sul reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Estado Amigo da Pessoa Idosa. Com isso, se torna oficialmente afiliado à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa da OMS, em um reconhecimento que é válido de 2025 a 2028.
Com informações: AEN.





















