Klabin e Senai celebram parceria que impulsiona formação técnica no Paraná
A colaboração entre as instituições envolve a oferta de cursos voltados às demandas do setor, com foco em mão de obra qualificada e alinhada às transformações industriais
Publicado: 24/11/2025, 18:17

A parceria entre Klabin e Senai vem transformando o desenvolvimento no Paraná há décadas, com foco na formação de profissionais para a indústria de papel e celulose. O programa de capacitação técnica, iniciado em 1962, já formou mais de 200 mil alunos, muitos dos quais construíram carreiras de longo prazo na Companhia.
A colaboração entre as instituições envolve a oferta de cursos voltados às demandas do setor, com foco em mão de obra qualificada e alinhada às transformações industriais. Esse trabalho vem sendo decisivo para atender às necessidades de expansão da Klabin, assim como para ampliar as oportunidades de emprego em municípios como Telêmaco Borba e Ortigueira, onde a empresa concentra operações estratégicas.
Em 2025, a parceria ganhou um marco simbólico: 11 colaboradores que se formaram juntos em 1999 no curso Técnico em Celulose e Papel completaram 25 anos de atuação na Klabin. O feito foi celebrado em um evento de reconhecimento promovido pela empresa, que anualmente homenageia profissionais com esse tempo de dedicação.
Para Luciana Nadai, gerente de Gente & Gestão da Klabin, a trajetória desses colaboradores evidencia a importância da cooperação com o Senai. “Esse marco ganha ainda mais relevância ao lembrarmos que a Klabin tem 126 anos de história e que a dedicação desses colaboradores representa um quinto desse percurso. Trajetórias grandiosas como as deles são fundamentais para o crescimento e a evolução da Companhia, mostrando como suas histórias se entrelaçam à da própria empresa”.
Entre os homenageados está Cláudio Adão Felício, supervisor de Planejamento Operacional da Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). Ele conta que seu pai trabalhou de 1971 a 1996 na Klabin, o que foi criando nele a vontade de também atuar na empresa. “Eu nasci na vila de Monte Alegre, era um sonho desde criança trabalhar na fábrica. Foi isso que me motivou a entrar no curso de Técnico em Celulose e Papel do Senai, em 1998”, afirma.
Ele ainda não sabia, mas estaria conhecendo os colegas com quem dividiria a celebração na Klabin, 25 anos depois. “Depois que terminamos o curso, iniciamos um estágio na fábrica, ainda em 1999. Pouco tempo depois, fomos promovidos e iniciamos oficialmente a nossa jornada”, conta Claudio.
Agora supervisor, Claudio começou sua trajetória na operação da Máquina de Papel 6, que ainda produzia papel-jornal e o papel utilizado nas listas telefônicas. “Eu pude acompanhar e participar da transformação da fábrica, especialmente com a movimentação para a construção da Máquina de Papel 9, que foi um grande marco para a história da Klabin”, ressalta. O colaborador também espera que a trajetória da família na empresa seja continuada - seu filho, que está estudando engenharia, manifestou o desejo de também trabalhar na Companhia.
“A trajetória do Senai em Telêmaco Borba reflete a força da educação profissional como motor do desenvolvimento local. Desde 1962, já formamos aproximadamente 200 mil alunos na unidade, contribuindo de forma decisiva para qualificar a mão de obra e fortalecer o setor industrial da região. Parcerias de longa data, como a que mantemos com a Klabin, demonstram como a formação técnica de excelência transforma vidas e impulsiona o crescimento sustentável das comunidades e das empresas do Paraná", diz Ernesto Sountachi Junior, gerente de educação profissional do Senai em Campos Gerais.
Com informações da assessoria de imprensa.





















