Irmã Celina Teodozia Sloboda, Serva de Maria Imaculada, falece em Prudentópolis
A trajetória de fé e cuidado de Irmã Celina marcou a sociedade prudentopolitana; moradores se despedem neste sábado (17)
Publicado: 16/01/2026, 18:56

A Irmã Celina Teodozia Sloboda, Serva de Maria Imaculada, faleceu aos 75 anos nesta sexta-feira (16) em Prudentópolis. O seu falecimento gerou comoção no município por sua trajetória de fé que marcou a sociedade prudentopolitana ao longo dos seus 60 anos consagrados à Igreja.
Em nota publicada na rede social Instagram, a Prefeitura Municipal de Prudentópolis lamentou a morte de Celina e lembra a trajetória da Irmã. Ela foi maestrina do Coral São Josafat e coordenadora de diversos movimentos da Igreja Católica Ucraniana. "Ao longo de sua vida, trabalhou na evangelização e na difusão da cultura ucraniana por meio do canto, da oração e dos costumes, alcançando milhares de crianças e adultos", escreve em nota. "Seu modo bondoso e sereno cativou e marcou todos que com ela conviveram. Acima de tudo, a competência com que desempenhou suas funções deixou uma marca profunda na cultura e na religiosidade do nosso povo", escreve em nota.
Outros moradores da cidade relembram o trabalho feito pela Irmã com carinho, "Saudades para sempre da alegria que irradiava! Às Irmãs, meu abraço de conforto!" e "Foi minha catequista. Até mesmo coloquei o nome de minha filha em homenagem", dizem os amigos e conhecidos enlutados. O sepultamento de Celina acontece neste sábado, 17, em Prudentópolis.




















