Barracões abandonados em Oficinas podem virar o 'Mercado Municipal' de Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Barracões abandonados em Oficinas podem virar o 'Mercado Municipal' de Ponta Grossa

Conselheiro, advogado lembra que o abandono do local traz riscos a Segurança Pública da cidade

Jorge Sebastião Filho é conselheiro na área da Segurança Pública
Jorge Sebastião Filho é conselheiro na área da Segurança Pública -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O conselheiro da área da Segurança Pública do Grupo aRede, Jorge Sebastião Filho, explica que o espaço dos antigos barracões ferroviários de Ponta Grossa, no bairro de Oficinas, pode se transformar em um complexo turístico - o debate é referente a uma reportagem especial do Portal aRede. No local seriam instalados um 'Mercado Municipal', museu, além de um 'Complexo Gastronômico'.

Confira abaixo a opinião na íntegra de Jorge, advogado, professor, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Ponta Grossa e corregedor-geral da OAB - Seccional do Paraná:

"O abandono dos barracões e demais espaços inativos da Rede Ferroviária de Ponta Grossa, no bairro de Oficinas, causa sérios problemas para a segurança pública e urbana na região.

O local tem sofrido com intempéries e com invasões, gerando sérios riscos de destruição e incêndios que podem aniquilar com este patrimônio histórico e cultural de nossa cidade. Pessoas em situação de vulnerabilidade se alojam naquelas dependências e com a utilização de fogo para aquecer comida ou se aquecer podem levar a um grave acidente.

Sendo assim é necessário que esta grande área inativa seja transferida para o município de Ponta Grossa para que tenha uma destinação que beneficie toda a população e resgate este espaço que representa a história do bairro de Oficinas e de nossa cidade.

VÍDEO
Assista à opinião do conselheiro de Segurança Pública | Autor: Colaboração.
 

Uma sugestão para utilização daquele espaço seria a extensão do Parque Linear com a implementação de uma área de recreação e lazer. Integrado a este espaço de recreação e lazer, pode ser implementado um projeto com uma grande área turística e cultural, instalando no local o nosso tão esperado Mercado Municipal, cercado por um complexo gastronômico (restaurantes, bares, cafés etc.) com comidas típicas da região, favorecendo o crescimento do turismo e por consequência do comércio em geral.

A área é privilegiada, de fácil acesso, próximo ao campo oficial do Operário Ferroviário Esporte Clube e cercada por hotéis, demonstrando seu potencial turístico. A 'Maria Fumaça' que hoje sofre com vandalismo e destruição poderia ser realocada para este novo ambiente, além de tantas outras atrações históricas, sendo possível a criação de um museu para visitação. Ainda, cabe a construção de um teatro para apresentações culturais que estão crescendo em nosso município, tudo voltado para o aprimoramento do nosso potencial turístico e para proporcionar saúde, conforto e lazer para a população ponta-grossense.

É inconcebível que uma cidade do porte de Ponta Grossa não tenha, ainda, um Mercado Municipal e um complexo gastronômico e cultural digno de receber os turistas que prestigiam nossa cidade e proporcionar melhor qualidade de vida para os munícipes".

CONSELHO DA COMUNIDADE

Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.

Conheça mais detalhes dos membros do 'Conselho da Comunidade' acessando outras notícias sobre o projeto.

OUTRAS OPINIÕES

PG tem oportunidade única para promover mudanças sociais através das ferrovias.

Futuro das ferrovias de PG será um legado de infraestrutura para as próximas gerações.

- Antigos barracões de Oficinas podem virar um 'Centro Olímpico de Esportes' de PG.

LEIA ABAIXO UM RESUMO DA NOTÍCIA

- Transformação dos barracões ferroviários: o conselheiro Jorge Sebastião Filho defende que os antigos barracões ferroviários de Oficinas sejam revitalizados e convertidos em um complexo turístico com Mercado Municipal, museu e um amplo complexo gastronômico.

- Problemas atuais e necessidade de intervenção: o abandono da área tem gerado riscos à segurança pública, com invasões, vulnerabilidade estrutural e perigo de incêndios; Jorge defende a transferência do espaço ao município para garantir uso adequado e preservação histórica.

- Potencial turístico e cultural: pela localização estratégica e infraestrutura próxima, o local poderia integrar lazer, cultura e gastronomia, reforçar o turismo, realocar a Maria Fumaça e até receber um teatro, suprindo demandas urbanas e valorizando o patrimônio de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right