De 2017 até hoje: o notável crescimento do ecossistema da Binance
Confira mais detalhes sobre a Binance, que é a bolsa de criptomoedas mais popular do mundo, com o maior volume de negociação e suporta mais de 20 moedas fiduciárias
Publicado: 29/10/2024, 15:11
Binance é a bolsa de criptomoedas mais popular do mundo, com o maior volume de negociação e suporta mais de 20 moedas fiduciárias. Foi lançado inicialmente em 2017 na China, por Changpeng Zhao. Logo depois, o governo chinês proibiu o comércio de criptomoedas. A bolsa mudou a sua sede para o Japão e depois para Malta, em busca de quadros regulamentares mais permissivos.
Embora tenha começado como uma bolsa de criptomoedas, ao longo do tempo formou todo um ecossistema além de uma plataforma de negociação. A partir de agora, existe uma criptomoeda, um blockchain, uma carteira, recursos educacionais e plataformas de arrecadação de fundos. Você pode negociar, por exemplo, BNB em TRX ou outras moedas facilmente na maioria das plataformas.
Cadeia Inteligente Binance (BSC)
Em 2017, quando a Binance começou a operar, eles lançaram um token no Ethereum chamado BNB. Então, em 2019, lançaram a Binance Chain e migraram o token BNB para a nova rede. O objetivo era permitir o funcionamento da Binance DEX — uma exchange descentralizada fomentada pela centralizada.
Em 2020, seguindo as tendências do setor, a Binance lançou a Binance Smart Chain (BSC). Essa rede possibilitou o uso de contratos inteligentes. Como o Ethereum estava enfrentando taxas altas e tempos de transação lentos, muitos desenvolvedores recorreram ao BSC para construir seus DApps. Por ser compatível com EVM, os aplicativos podem ser facilmente replicados no novo blockchain. O ecossistema rapidamente criou uma tonelada de versões BSC dos populares DApps Ethereum. O SushiSwap, por exemplo, veio como uma versão do Uniswap. Então veio o PancakeSwap. E todos esses protocolos DeFi atraíram uma grande base de usuários que se beneficiou do maior rendimento. Havia também outras redes concorrentes, como Solana, e comparando BNB versus SOL você veria que ambos têm um alto desempenho.
Eventualmente, a Binance mudou o nome dos blockchains para Beacon Chain e BNB Smart Chain (BSC) para destacar a independência desses projetos. Finalmente, em 2024, eles anunciaram que a Beacon Chain seria encerrada e ambas as redes se fundiriam sob o controle do BSC.
Principais produtos e serviços no ecossistema Binance
O ecossistema Binance vai além da exchange e do blockchain. Vamos revisar alguns dos componentes:
- Troca Binance. Isto é a principal plataforma de negociação em todo o mundo. Seu volume diário é de cerca de US$ 15,5 bilhões e está disponível em todo o mundo. Oferece negociação à vista e P2P, entre outras opções.
- Plataforma de lançamento da Binance. Esta é uma plataforma para novos projetos emitirem e venderem seus tokens, por meio de uma Oferta Inicial de Troca (IEO). Funciona de forma semelhante aos ICOs, que eram muito populares por volta de 2017, mas legitimados e administrados por uma empresa confiável.
- Academia Binance. Isto oferece aos usuários diversos cursos e programas educacionais sobre criptomoedas e negociação. A maioria deles é gratuita, enquanto alguns são concedidos em associação com universidades e custam 10 USDT.
- Mercado Binance NFT é uma plataforma para negociação de NFTs cunhados em diversos projetos, hospedados na rede Ethereum e BNB.
O papel da Binance no futuro da criptomoeda
A Binance desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da criptografia. O ecossistema Binance como um todo permitiu que muitas pessoas novas se familiarizassem com a tecnologia e investissem. A função Binance Pay, integrada à plataforma, tornou-se um método de pagamento rápido e simples em todo o mundo. O lançamento da Cadeia BSC, num momento em que o Ethereum estava congestionado, ampliou o escopo do boom DeFi. A agricultura produtiva, por exemplo, tornou-se uma realidade porque o BSC permitiu a criação de dezenas de exchanges DeFi. Os recursos educativos também contribuem para a integração de novas pessoas no ecossistema, informando-as sobre os princípios básicos e os novos desenvolvimentos.
O legado da Binance: uma pioneira no mundo das criptomoedas
Desde o seu lançamento, o Binance foi rapidamente adotado. A principal chave para seu sucesso foi a inovação e o aprimoramento constantes. Em vez de se limitarem a um recurso, eles ampliaram o escopo e alcançaram novos públicos. Em relação à sua plataforma principal – a exchange – eles se concentraram em facilitar seu uso e integraram outras opções, como o mercado P2P. A inovação e a facilidade de uso têm sido os fatores impulsionadores do crescimento da Binance.