Pediu música: Justiça condena Pablo Marçal à inelegibilidade pela 3ª vez
Entre as condutas reprováveis está a associação de Guilherme Boulos como usuário de cocaína
Publicado: 23/07/2025, 14:35

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) condenou, nessa terça-feira (22), o empresário Pablo Marçal (PRTB) à inelegibilidade até 2032. O Juizado da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo citou ofensas contra a Justiça Eleitoral e a adversários no âmbito da investigação que apura condutas irregulares durante as eleições de 2024 para a Prefeitura Municipal de São Paulo.
O juiz Antonio Maria Patiño Zorz considerou as seguintes condutas como “altamente reprováveis” e “violadoras do princípio da legitimidade das eleições”: declarações referentes à “censura” em razão da suspensão das redes sociais do então candidato; ofensas aos candidatos adversários, dentre os quais a associação de Guilherme Boulos como usuário de cocaína; a associação da Justiça Eleitoral ao “sistema”, à corrupção e a mortes de pessoas inocentes; a vinculação implícita de recebimento de fundo partidário da candidata Tabata Amaral a ato ilícito.
O magistrado também considerou violação do princípio da isonomia quando Marçal divulgou, em seu site de campanha, um link com a arte do boné com a letra M e de outros materiais de campanha, e orientou os eleitores a imprimirem por conta própria. O juiz entendeu que, com tal atitude, o empresário transferiu os custos da campanha para os apoiadores, que ainda precisavam informar o CPF e o CNPJ da gráfica responsável pela impressão.
“Deste modo, constato a gravidade da conduta praticada pelo réu Pablo Marçal, ainda que não tivesse sido eleito e chegado ao 2° turno das eleições municipais para prefeito do Município de São Paulo”, disse o juiz na decisão.
Procurado, Pablo Marçal disse: “A justiça será feita”. A ação judicial é oriunda de uma representação do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Trata-se da terceira vez que a Justiça Eleitoral determina que o influenciador não poderá disputar as eleições por oito anos.
Com informações: Metrópoles.