Evento celebra início das obras da nova torre do HU-UEPG
Encontro será na noite desta segunda-feira (22) e deverá ter a presença de lideranças municipais, regionais e estaduais
Publicado: 21/09/2025, 11:06

A solenidade em alusão ao início das obras da nova torre do Hospital Universitário (HU-UEPG) acontecerá na noite desta segunda-feira (22), em Ponta Grossa. O evento contará com a presença de lideranças como a prefeita Elizabeth Schmidt (União), o deputado federal Aliel Machado (PV), o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, além de representantes do Hospital Universitário e da região dos Campos Gerais.
A nova torre do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) é um projeto de R$ 107 milhões, o maior da história do município. O anúncio da assinatura das obras no local foram realizados em 15 de julho, através de um comunicado do professor Miguel Sanches Neto. Na ocasião, Miguel e o representante do consórcio Porto Belo assinaram o contrato para o início das obras, que construirá no local praticamente um novo hospital, já que se trata de uma estrutura grande e com um impacto social ainda maior.
A estrutura, de 15,4 mil m², está sendo levantada em uma área anexa ao Hospital Universitário. Ela comportará seis pavimentos, divididos em 239 novos leitos, área de Pronto Atendimento, central de materiais esterilizados, laboratório de análises clínicas, farmácia, e outras necessidades. A expectativa é que a estrutura, que terá 60 novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 20 novas UTI’s neonatal, seja inaugurada até 2028, beneficiando a vida dos mais de 1,1 milhão de moradores dos Campos Gerais.
Na última reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) em Ivaí, Aliel falou sobre a importância da nova torre, além de Aliel explicar a importância da nova construção ao detalhar que a nova estrutura não está sendo montada somente para o uso da população de Ponta Grossa, mas também para que todos os moradores localizados nos Campos Gerais possam usufruir do projeto. “O HU não é para Ponta Grossa, é para todos os municípios da região dos Campos Gerais. São mais de 260 leitos. Uma parceria do Governo do Estado e do Governo Federal e que conduzimos para atender a falta de leitos em especialidade e UTI. Serão quatro centros cirúrgicos e 63 leitos de UTI”, explicou Aliel.