Instabilidade em sistema da Cloudflare trava X, ChatGPT e até AWS; entenda | aRede
PUBLICIDADE

Instabilidade em sistema da Cloudflare trava X, ChatGPT e até AWS; entenda

O site Down Detector identificou que os problemas começaram por volta das 08h50 (horário de Brasília)

Instabilidade afetou diversas plataformas
Instabilidade afetou diversas plataformas -

Publicado por João Victor Lourenço

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma instabilidade global acontece na manhã desta terça-feira (18) em meio a problemas no serviço de distribuição de conteúdo em nuvem da Cloudflare. Aplicativos e sites como X (antigo Twitter), ChatGPT e Canva foram afetados.

O site Down Detector identificou que os problemas começaram por volta das 08h50 (horário de Brasília), em que os números de reclamações sobre a Cloudflare, X e Amazon Web Services (AWS) atingiram seu pico. Mais de 500 plataformas foram afetadas.

Vale lembrar que serviços de nuvem fazem a ponte entre os usuários de aplicativos ou plataformas online com os serviços digitais de empresas. No caso do AWS, por exemplo, a infraestrutura sustenta milhões de sites e plataformas, oferecendo servidores, capacidade de processamento e armazenamento em nuvem para as maiores empresas do mundo. 

Qualquer falha em sua rede, assim como a Cloudflare, costuma ter impacto amplo na internet.

O site de status do serviço de nuvem indicou que o provedor de portal de suporte está enfrentando problemas técnicos, e, por isso, os clientes podem encontrar erros ao visualizar ou responder a chamados de suporte.

“As respostas às solicitações dos clientes não foram afetadas, e eles ainda podem entrar em contato conosco via chat ao vivo (planos Business e Enterprise) pelo painel do Cloudflare ou pela linha telefônica de emergência (planos Enterprise). Estamos trabalhando em conjunto com nosso provedor terceirizado para entender o impacto total e mitigar esse problema”.

Na última atualização, às 9h37 (horário de Brasília), a empresa afirmou que segue investigando o problema e que seguem observando a recuperação dos serviços, mas os “clientes podem continuar a notar taxas de erro acima do normal enquanto prosseguimos com os esforços de correção”.

Relembre a falha da AWS

Uma interrupção na Amazon Web Services (AWS) afetou a internet global há cerca de um mês, no dia 20 de outubro, o que gerou um colapso de serviços de sites como Amazon, Facebook, Snapchat, bem como plataformas financeiras e até mesmo companhias aéreas e videogames.

Relatos de instabilidade começaram por volta das 4h (horário de Brasília), segundo o Downdetector, que monitora serviços online. Às 6h30, a AWS disse que seus sistemas estavam se recuperando e que muitos sites e aplicativos já voltavam ao ar.

A empresa atribuiu a falha a problemas no Amazon DynamoDB, serviço que oferece armazenamento de banco de dados e capacidade de processamento para sites.

As informações são do InfoMoney.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right