Um dos principais pontos turísticos do Brasil, Porto de Galinhas vive onda de violência | aRede
PUBLICIDADE

Um dos principais pontos turísticos do Brasil, Porto de Galinhas vive onda de violência

Casos registrados durante período de fim e início de ano revelam graves problemas em questões de segurança

Casal foi agredido e homem morreu baleado em Porto de Galinhas
Casal foi agredido e homem morreu baleado em Porto de Galinhas -

Lincoln Vargas

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Considerado um dos principais pontos turísticos do Brasil, Porto de Galinhas tem sido palco de uma onda de violência. No período entre o fim de 2025 e início de 2026, dois casos graves geraram grande repercussão nacional.

No dia 27 de dezembro de 2025, um casal de empresários do Mato Grosso foi espancado por barraqueiros na areia. Pouco mais de uma semana depois, no dia 4 de janeiro, um homem de 32 anos morreu baleado em um restaurante à beira-mar.

CASAL AGREDIDO

O primeiro caso que gerou repercussão nacional foi o de um casal de empresários do Mato Grosso, agredidos por conta de uma suposta divergência em valores a serem pagos. Johnny Andrade e Cleiton Zanatta afirmam que se recusaram a pagar um preço maior do que havia sido previamente acordado entre as partes pela utilização de cadeiras na praia.

De acordo com o casal, logo que entraram na praia, alguns trabalhadores os abordaram, oferecendo o serviço de cadeiras e barracas. Um valor inicial foi acordado entre as partes, mas, no momento de pagar, os comerciantes teriam cobrado quase o dobro do valor.

Johnny teria sido agredido com socos, chutes, e até mesmo com uma cadeira que foi arremessada. Segundo ele, quase 30 pessoas participaram das gressões. O local foi interditado por uma semana após determinação da Prefeitura de Ipojuca.

MORTE EM RESTAURANTE

Outro caso de grande repercussão foi o de um homem de 32 anos que morreu baleado no domingo (4), em um restaurante à beira-mar de Porto de Galinhas, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (PE). 

O homem foi identificado como Rafael Ventura Martins, ele estava no local junto de sua companheira, em um jantar. Segundo testemunhas, o estabelecimento em questão é um dos mais procurados de Porto de Galinhas, e estava movimentado no momento do disparo, o que gerou confusão entre os clientes.

O caso está sendo investigado, mas algumas informações preliminares indicam que a ocorrência teria iniciado por conta de um desentendimento entre frequentadores do restaurante. Apesar disso, as forças policiais que conduzem a investigação afirmam que a motivação ainda não foi confirmada, e que nenhuma linha de investigação está descartada.

O autor do crime fugiu após o ataque, e até o momento, não há confirmação sobre sua identidade ou prisão. A Polícia Civil de Pernambuco instaurou um inquérito para apurar o homicídio.

O restaurante Caldinho do Nenen Porto publicou nota em suas redes sociais sobre o ocorrido. O estabelecimento lamentou o caso, e afirmou que irá colaborar com as investigações.

"Lamentamos profundamente o ocorrido e manifestamos nossa solidariedade à vítima, a seus familiares e a todos os envolvidos. Desde o primeiro momento, nossa equipe prestou o devido apoio e está colaborando integralmente com as autoridades competentes para o esclarecimento dos fatos. Reforçamos nosso compromisso com a segurança, o respeito à vida e o bem-estar de todos", diz o comunicado.

INTIMAÇÕES

A Prefeitura de Ipojuca instaurou medidas de fiscalização entre os dias 29 de dezembro e 4 de janeiro, solicitando que 88 barracas na praia de Porto de Galinhas apresentassem a relação de garçons e auxiliares que atuam nos estabelecimentos, juntamente da apresentação dos cardápios atualizados.

Além destas, mais 26 estruturas também receberam notificações para correção de preços, se adequando ao Código de Defesa de Consumidor.

Em relação ao comércio informal, 35 ambulantes que atuavam sem autorização e crachá de identificação foram retirados da faixa de areia. Práticas esportivas em horários proibidos também foram alvo, com 21 intervenções, além de 15 equipamentos de som utilizados de forma irregular.

A Prefeitura de Ipojuca ainda afirma que as fiscalizações terão caráter permanente, com reforços durante épocas onde o fluxo de visitantes é elevado. O prefeito da cidade também assinou um decreto que reafirma a apicação do Código de Defesa do Consumidor no município.

O decreto proíbe práticas como venda casada, e a exigência de consumação mínima por parte dos barraqueiros. Essa medida visa proteger tanto os turistas, quanto os moradores.

NOTA OFICIAL

Em nota, a Prefeitura de Ipojuca afirma que trata os episódios recentes com turistas como prioridade pelas forças de segurança. Leia a nota na íntegra:

"O balneário de Porto de Galinhas é um dos destinos turísticos mais conhecidos e visitados do país e, como qualquer local com grande circulação de pessoas, registra ocorrências pontuais, que não refletem a realidade cotidiana do balneário. Os dados oficiais da Secretaria de Defesa Social (SDS) demonstram um cenário consistente de segurança: informações da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) indicam que o ano de 2025 foi encerrado sem registro de homicídios na praia. Nos últimos anos, as Mortes Violentas Intencionais apresentaram redução contínua, e os crimes patrimoniais seguem em patamar considerado baixo para uma área de intenso fluxo turístico.

Os episódios recentes envolvendo turistas estão sendo tratados com prioridade pelas forças de segurança e receberam resposta imediata do Estado, com investigações em andamento para a completa elucidação dos fatos e responsabilização dos envolvidos.

Durante a alta temporada, as ações de segurança foram ampliadas no âmbito da Operação Verão, com reforço do efetivo da Polícia Civil na Delegacia de Porto de Galinhas, que funciona 24 horas, e intensificação do policiamento ostensivo da Polícia Militar, com novas viaturas, patrulhamento a pé na orla e presença preventiva em pontos estratégicos. O planejamento integrado assegura resposta rápida às ocorrências e fortalece a sensação de segurança ao longo de todo o período de maior movimentação turística."

Com informações da CNN

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right