Novo ministro da Justiça pretende ser elo entre acadêmicos e policiais
Apoio à PEC da Segurança é dúvida
Publicado: 13/01/2026, 21:45

Definido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva disse a interlocutores nesta terça-feira (13) que pretende fazer uma gestão que aproxime os estudiosos da área de segurança pública dos agentes de Estado que atuam na ponta contra a criminalidade.
A ideia é romper o que considera ser uma barreira existente entre os acadêmicos, em geral, críticos da estratégia colocada em campo por forças de segurança, e essas forças que, por sua vez, costumam apontar que os estudiosos não têm a realidade do que ocorre na ponta das ações.
Para ele, o diálogo com a sociedade civil e especializada deve ser um dos focos de sua gestão.O novo ministro também disse a aliados entender que o Brasil tem inteligência instalada suficiente para uma estratégia efetiva e racional de combate ao crime.
Quer ampliar as ações já desenvolvidas por Lewandowski no sentido de seguir o dinheiro (“follow the money”) das organizações criminosas, investindo bastante em tecnologia.
Disse ainda que irá avaliar com o governo e o Congresso o destino da PEC da Segurança, que enfrenta resistências de deputados e senadores.




















