Alunos da UEPG participam de evento internacional sobre ciência e tecnologia
Feira aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Publicado: 20/01/2026, 10:56

Estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram no mês de dezembro do VIII Workshop-Escola de Computação e Informação Quântica (WECIQ) & Workshop de Computação Quântica (WCQ), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estiveram presentes discentes de graduação (Física) e pós-graduação (em Ciências/Física).
Representaram a instituição os pesquisadores do grupo QPQI (Quantum Physics & Quantum Information [Física Quântica e Informação Quântica]) Thiago Takaji Tsutsui e Marlon Schmidt Ribeiro (doutorandos), Eduardo Kronbauer Soares, Matheus Diniz Moro e Leandro Nazarko Ferreira (mestrandos), e o aluno de iniciação científica Rogério Oliveira Santos. No local, eles encontraram o egresso da UEPG e ex-membro do Grupo de Pesquisa, Gabriel de Oliveira Cavalheiro, que atualmente é mestrando no programa de pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Para Eduardo Kronbauer Soares, o evento foi uma chance de interação com diversas áreas de pesquisa, com novas técnicas e metodologias, além de um espaço de troca de experiências com acadêmicos de renome na área. “O mais interessante é que, frequentemente, tais abordagens são expostas no evento no contexto de sistemas diferentes daqueles com os quais estamos acostumados, o que me permite retornar ao meu trabalho e aplicar diretamente esse novo conhecimento aos sistemas e métodos que utilizo”, explicou o mestrando.
Já Rogério Oliveira Santos pôde aprender a estabelecer conexões com professores e pesquisadores, além de demonstrar um pouco do que estuda na UEPG. “Tive a oportunidade de apresentar o trabalho que desenvolvo na iniciação científica. Fazer isso na graduação tem muito valor, já que a vida de um pesquisador se resume a mostrar sua pesquisa ao mundo, então, me dá experiência”, comentou o jovem.
Para Fabiano Manoel Andrade, coordenador do QPQI e professor do Programa de Pós-graduação em Física, participar de eventos como este é fundamental, pois “coloca os alunos em proximidade com as principais referências e os debates de ponta na área, eventualmente criando oportunidades de colaboração”. Além disso, o fato de membros do grupo QPQI não apenas comparecerem, mas também serem selecionados para realizar sete apresentações – duas orais e cinco em pôster – em um evento de alto nível e com participação internacional, comprova a excelência e o reconhecimento do trabalho científico que desenvolvemos”, avalia o docente.
Nome de peso
Os integrantes da delegação paranaense estiveram ao lado de referências nacionais e internacionais no campo da Ciência e Tecnologia Quântica, tais como Alexandre de Souza (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), Mathias B. Steiner (International Business Machines – IBM), Paulo Henrique Souto Ribeiro (UFSC), Stuart Hadfield (NASA), Antônio Zelaquett Khoury (Universidade Federal Fluminense), Renato Portugal (Laboratório Nacional de Computação Científica, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e Daniel Lidar (Universidade do Sul da Califórnia).
A organização esteve a cargo do professor Eduardo Inácio Duzzioni, coordenador do Grupo de Computação Quântica da UFSC e uma autoridade em Computação Quântica no Brasil. Além disso, o professor Giuliano Gadioli La Guardia, do Departamento de Matemática e Estatística da UEPG, também contribuiu para o êxito da realização.
Sobre o grupo de pesquisa da UEPG
O grupo QPQI é coordenado pelo professor Fabiano Manoel Andrade, com o auxílio do professor Antônio Sérgio Magalhães de Castro, e conta ainda com a participação do professor Giuliano Gadioli La Guardia, todos docentes da universidade.
O QPQI existe desde 2013 e dedica-se a pesquisas na área de Física Quântica, com foco em Informação e Computação Quântica, tema central do evento em Florianópolis. O grupo mantém um fluxo regular de publicações em periódicos de alto impacto, além da constante participação de discentes em eventos alinhados com suas linhas de pesquisa.
As informações são da assessoria de imprensa.




















