Missão Artemis II; confira preparativos para lançamento do foguete
Lançamento está programado para esta quarta-feira (1º), às 19h25

A missão Artemis II, que levará quatro astronautas de volta à órbita lunar após mais de 50 anos, tem seu lançamento programado para esta quarta-feira (1º), às 19h25, pelo horário de Brasília. O lançamento do foguete SLS (Space Launch System) ocorre no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos. As informações são da CNN.
Acompanhe acima a transmissão ao vivo da Nasa, e no quadro abaixo os principais acontecimentos em tempo real. Na tela da CNN Brasil, o lançamento será transmitido ao vivo durante os jornais Hora H, com Thais Heredia, e CNN Prime Time, apresentado por Márcio Gomes.
Com duração estimada de dez dias, a Artemis II seguirá uma trajetória em forma de “oito”, contornando o lado oculto da Lua. Após duas órbitas iniciais ao redor da Terra, a nave será impulsionada em direção ao satélite natural em uma trajetória de livre retorno, na qual a gravidade lunar garantirá o caminho de volta sem a necessidade de manobras complexas.
No ponto de maior aproximação, os astronautas poderão observar a Lua em um tamanho aparente semelhante ao de uma bola de basquete vista à distância de um braço. A missão não prevê pouso na superfície lunar. O principal objetivo é testar, pela primeira vez com humanos a bordo, os sistemas da espaçonave Orion, como suporte à vida, navegação, comunicação e o desempenho do escudo térmico durante a reentrada na atmosfera terrestre.
AO VIVO - Artemis II será lançada rumo à Lua
16h: A tripulação está dentro da cápsula Orion, que tem 5 metros de diâmetro, e prendendo os cintos de segurança em seus assentos. A partir daí, os responsáveis pelo lançamento realizarão uma ampla gama de verificações, incluindo garantir que todos os sistemas de comunicação dos astronautas estejam funcionando corretamente e verificar se não há "Detritos de Objetos Estranhos" — ou FOD, na sigla em inglês — escondidos perto das vedações ao redor da escotilha da espaçonave.
15h44: Os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da Nasa, juntamente com Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense, estão sendo posicionados para o lançamento.
15h25: O presidente Donald Trump enviou uma mensagem de incentivo aos astronautas da missão Artemis II, aproveitando a oportunidade para exaltar os Estados Unidos. “Estamos vencendo, no espaço, na Terra e em todos os lugares entre eles — economicamente, militarmente e agora, ALÉM DAS ESTRELAS. Ninguém chega perto! Os Estados Unidos não apenas competem, nós dominamos, e o mundo inteiro está assistindo. Deus abençoe nossos incríveis astronautas, Deus abençoe a Nasa e Deus abençoe a maior nação que já existiu, os Estados Unidos da América!”
15h20: As condições meteorológicas estão atualmente 80% favoráveis para o lançamento durante a janela de lançamento de hoje. Balões meteorológicos serão enviados pouco antes do lançamento para confirmar as previsões.
14h50: Nasa já concluiu o abastecimento do foguete. O foguete SLS, notório por seus problemas com vazamentos de hidrogênio, concluiu o processo de abastecimento e agora está repleto de centenas de milhares de litros de propelente. É uma conquista impressionante, já que o hidrogênio — que é o elemento mais leve do universo — é incrivelmente instável e tende a vazar de qualquer recipiente que tente contê-lo.
13h25: Astronautas começam a se preparar para a missão. Antes de se dirigirem à plataforma de lançamento, os astronautas foram vistos em volta de uma mesa no prédio de operações, vestindo seus trajes laranja, jogando cartas — algo que, segundo um ex-astronauta, é uma forma da tripulação relaxar antes do grande momento.
13h: Equipe da Nasa checa possíveis vazamentos de combustíveis. Datas anteriores já foram canceladas por conta de problemas de última hora.
12h:50 Aeronave foi posicionada na plataforma de lançamento nos últimos dias. Testes finais estão sendo realizados, o que inclui a previsão do tempo
09h: Diretor de lançamento da Nasa autoriza abastecimento
Conheça os astronautas que participarão da missão
A missão será conduzida por quatro astronautas a bordo da cápsula Orion, em uma tripulação considerada histórica por sua diversidade.
O comandante será Reid Wiseman, acompanhado pelo piloto Victor Glover, que se tornará o primeiro homem negro a viajar tão longe no espaço.
Também integram a equipe Christina Koch, primeira mulher designada para uma missão lunar, e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense, o primeiro não estadunidense a participar de uma missão tripulada ao redor da Lua.
Durante a missão, os astronautas enfrentarão desafios como a exposição à radiação cósmica e os efeitos da microgravidade, que incluem perda de massa óssea e muscular, além de alterações na circulação de fluidos corporais.
A alimentação será composta por itens de longa duração, desenvolvidos para evitar resíduos que possam comprometer os equipamentos a bordo.




















