Jovem admite erro ao deixar amigo sozinho durante trilha no Pico Paraná
Em entrevista, Thayane Smith afirmou que conversou com a família de Roberto Farias Thomaz; publicações nas redes sociais geraram questionamentos
Publicado: 05/01/2026, 09:11

A jovem Thayane Smith afirmou que errou ao deixar o amigo Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, para trás durante uma trilha no Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Conforme as informações da CNN Brasil, o desaparecimento ocorreu na quinta-feira (1º), e o Corpo de Bombeiros segue realizando buscas na região.
Em entrevista à RIC Record Paraná, Thayane disse que conversou com a família de Roberto após o desaparecimento e reconheceu a falha na decisão tomada durante o percurso.
“Esse foi meu erro. Eu conversei com a família e eu assumo meu erro. Eu sei que errei nisso de ter deixado ele vir sem mim, mas tinham outras pessoas com ele. Não tinha como se perder. Não sei o que aconteceu”, declarou.
Questionada sobre quais medidas podem ser adotadas neste momento, a jovem afirmou que aguarda o trabalho das equipes de resgate. “Agora é manter o equilíbrio e esperar os bombeiros darem o resultado final e fazerem o trabalho deles. Não podemos fazer nada”, disse.
O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais, principalmente pela postura adotada por Thayane após o início das buscas. Em uma das publicações, ela escreveu: “Aprendizado, nunca mais andar com alguém que não é experiente em trilhas, não é seu estilo de vida e não tem pique para isso”.
Em outro post, divulgado enquanto Roberto já era considerado desaparecido, a jovem publicou uma foto acompanhada da frase: “Interrogações, investigações, eita 2026 kkkkk. Feliz Ano Novo”, seguida de um emoji de risada. As postagens levantaram críticas e suposições entre internautas.
Desde o início da trilha, Thayane publicou diversos vídeos mostrando o trajeto, o local e momentos ao lado de Roberto e de outros participantes, inclusive durante a viagem de ônibus até a montanha. Após o desaparecimento, os registros passaram a circular amplamente nas redes sociais.
Em uma das gravações feitas no dia 1º de janeiro, a jovem relatou a dificuldade do percurso. “Falaram que era 5, 6 horas de viagem. Se passaram 4 horas e chegamos na metade”, comentou.
A Polícia Civil do Paraná investiga o caso para apurar as circunstâncias do desaparecimento, enquanto o Corpo de Bombeiros mantém as operações de busca e salvamento no Pico Paraná.
RESUMO DA MATÉRIA A SEGUIR:
- Jovem admite erro ao deixar amigo sozinho durante trilha no Pico Paraná
- Publicações feitas após o desaparecimento geraram repercussão nas redes sociais
- Caso é investigado pela Polícia Civil, e buscas seguem com o Corpo de Bombeiros




















