Tornado que atingiu São José dos Pinhais deixou feridos e causou danos em cerca de 250 casas
O bairro mais atingido foi o Guatupê, seguido pelas regiões de Santa Fé, Jardim Cristal e Primavera. Já os bairros Quissisana e Borda do Campo registraram danos de menor intensidade
Publicado: 11/01/2026, 10:31

O tornado que atingiu São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), no fim da tarde deste sábado (10), deixou ao menos duas pessoas feridas, duas famílias desalojadas e cerca de 250 residências afetadas, principalmente por destelhamentos. Os dados são de um levantamento divulgado pelo Corpo de Bombeiros.
O bairro mais atingido foi o Guatupê, seguido pelas regiões de Santa Fé, Jardim Cristal e Primavera. Já os bairros Quissisana e Borda do Campo registraram danos de menor intensidade. Entre as vítimas, uma pessoa sofreu ferimentos leves e outra ferimentos moderados. Ambas foram atendidas pelo Samu.
O fenômeno foi confirmado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a partir de monitoramento meteorológico, imagens e análises técnicas. “A classificação do fenômeno depende de visitas técnicas que serão realizadas ao longo do fim de semana. A análise também inclui dados de radares meteorológicos e dados coletados pela Defesa Civil”, disse o Simepar, em comunicado.
Além dos danos às residências, houve queda de árvores, prejuízos à rede elétrica e danos estruturais. Em uma empresa, telhado e pilares desabaram. No bairro Primavera, postes caíram, o que dificultou a comunicação por telefone. Em outro ponto, o muro de uma empresa foi arremessado sobre a via pública, impedindo a passagem de veículos.
Em conjunto com a Defesa Civil Municipal, foram montados dois centros de distribuição de lonas para famílias que tiveram as casas destelhadas: um na Subprefeitura do Guatupê e outro em uma distribuidora de bebidas no bairro Primavera. Ao todo, 92 lonas foram entregues às famílias, além da disponibilização de nove rolos extras.
As equipes também fizeram a avaliação de árvores com risco de queda. Cinco cortes foram programados para este domingo (11). O trabalho continua com apoio de outras secretarias municipais, que atuam na limpeza das vias e no auxílio às famílias atingidas.
.
O que diz a Prefeitura de São José dos Pinhais
Em nota, a Prefeitura de São José dos Pinhais informou que atua de forma “intensa e contínua” no atendimento às ocorrências. Segundo o município, aproximadamente 250 residências foram atingidas, com diferentes níveis de danos. Uma família precisou deixar a casa e está abrigada com parentes.
Ainda conforme a prefeitura, neste domingo as equipes seguem nas ruas realizando vistorias técnicas para avaliar riscos estruturais e definir as próximas medidas. Um Posto de Comando foi instalado na Administração Regional do Guatupê, que concentra a coordenação das operações. “A Prefeitura de São José dos Pinhais permanece com monitoramento contínuo e equipes de prontidão, e seguirá acompanhando a situação, adotando todas as medidas necessárias para minimizar os impactos e prestar o suporte adequado à população”, complementou a administração municipal.
RESUMO
Impacto e vítimas: O tornado que atingiu São José dos Pinhais deixou duas pessoas feridas e afetou cerca de 250 residências, resultando em famílias desalojadas e danos estruturais graves em casas e empresas.
Áreas mais atingidas: O bairro Guatupê foi o mais castigado pelo fenômeno, que também causou quedas de árvores, postes e muros, além de comprometer a rede elétrica e de comunicação em diversas regiões da cidade.
Resposta e assistência: A prefeitura e a Defesa Civil montaram postos de comando para distribuir lonas e realizar vistorias técnicas, mantendo equipes nas ruas neste domingo (11) para limpeza de vias e avaliação de riscos.
Com informações: Banda B, parceira do Portal aRede.




















