Câmara de PG terá 348 candidatos concorrendo a 19 cadeiras | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de PG terá 348 candidatos concorrendo a 19 cadeiras

Número de postulantes ao Legislativo ponta-grossense é quase 23% menor que em relação às eleições de 2020; 17 nomes tentam a reeleição e dois atuais vereadores não disputam em 2024

Em 2024, serão 259.566 eleitores ponta-grossenses estarão aptos a votar no seu candidato a vereador
Em 2024, serão 259.566 eleitores ponta-grossenses estarão aptos a votar no seu candidato a vereador -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os eleitores de Ponta Grossa irão às urnas no domingo (6), para escolher os 19 representantes da Câmara Municipal de Vereadores que integrarão o quadriênio 2025-2029 no legislativo ponta-grossense. Serão 348 candidatos que estão registrados junto à Justiça Eleitoral, um decréscimo de quase 23% em relação às Eleições Municipais que ocorrerão durante a pandemia, em novembro de 2020.

Dos atuais vereadores, apenas dois não tentarão a reeleição para o Legislativo do Município: Josi Kieras, do Mandato Coletivo do PSOL, que ainda terá o nome de Guilherme Mazer (PT), que já fazia parte da legislatura compartilhada com Ana Paula de Melo e João Luiz Stefaniak. Outro que não buscará mais quatro anos frente à Câmara é o atual presidente da Casa Municipal, Filipe Chociai (PSD).

NOMES CONHECIDOS - Os demais integrantes tentarão a reeleição neste ano: Celso Cieslak (DC), Daniel Milla (PSD), Divo (União Brasil), Dr. Erick (PV), Dr. Zeca (União Brasil), Ede Pimentel (PDT), Geraldo Stocco (PV), Izaias Salustiano (PL), Jairton da Farmácia (PDT), Joce Canto (PP), Júlio Kuller (MDB), Leandro Bianco (Republicanos), Léo Farmacêutico (União Brasil), Maurício Silva (PSD), Missionária Adriana (PL), Paulo Balansin (União Brasil) e Soldado Pastor Ezequiel (DC).

QUEREM RETORNAR - Outro ponto que chama a atenção nas eleições deste ano para a Câmara Municipal são os 13 nomes que buscam voltar a ser eleitos como vereadores em Ponta Grossa: Aguinel (PSOL), Baixinho da Dalabona (PMB), Gerveson Tramontin (PT), Laco (PRD), Maurício Silva (PSD), Professor Careca (PV), Ricardo Zampieri (PL), Romualdo Camargo (DC), Rogério Quadros (PT), Rudolf Polaco (Avante) e Sargento Guiarone (PDT).

DIVISÃO PARTIDÁRIA - A divisão por partidos ficou da seguinte forma: com 20 candidatos estão o Avante, DC, Novo, MDB, PMB, Podemos, PSB, União e PDT, além das federações PT/PCdoB/PV e PSOL/Rede, que também possuem o mesmo número. Com 19 concorrentes à Câmara estão o PP, PRD e Solidariedade. Já na faixa de 18 postulantes ao Legislativo ponta-grossense há o PL, PSD e Republicano, além dos 17 nomes pela federação composta por PSDB/Cidadania.

Em 2024, serão 259.566 eleitores ponta-grossenses estarão aptos a votar no seu candidato a vereador para os próximos quatro anos. Com 348 nomes e 19 vagas para a Câmara Municipal, Ponta Grossa terá uma concorrência de 18,3 por cadeira, abaixo do encontrado em 2020, quando o coeficiente chegou a 20,2. 

VETO AO AUMENTO - As 19 cadeiras que serão disputadas pelos 348 candidatos nas Eleições Municipais de 2024, em Ponta Grossa, foram alvos de um Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal (LOM) 004/2023, para aumentar o número de vereadores para 23 a partir de 2025. Com apenas três votos favoráveis e 16 contrários, a medida foi derrubada no início de abril deste ano. Vale destacar que o número proposto, de 23, era a quantia de legisladores a Casa de Leis ponta-grossense contava entre os anos de 2013 e 2019. Entre os principais argumentos dos contrários estava o aumento de gastos com novos vereadores na Câmara.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE