Emiliano Gomes aposta na renovação política para o futuro de Irati
Novo prefeito de Irati promete novos secretários, planejamento de longo prazo e foco na saúde da população
Publicado: 17/10/2024, 18:12
Emiliano Gomes, o prefeito mais jovem a assumir o cargo em Irati, concedeu entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã e apresentou seus planos para a cidade. Com 44,95% dos votos, o prefeito eleito comemorou a representatividade obtida “O resultado foi muito positivo”, comentou Gomes. “Irati entendeu a necessidade de uma mudança, de uma renovação de ideias e de gestão. Apresentamos um caminho do meio, de renovação, com propostas inovadoras e pé no chão, elaboradas com a participação de diversos setores da comunidade e dentro da realidade orçamentária do município”.
O prefeito destacou a importância de uma mentalidade nova na política: “A renovação traz liberdade para governar. Vamos montar um corpo técnico de secretários, capazes de executar ações a curto, médio e longo prazo. Criamos o 'Irati Mais 30', um planejamento para os próximos 30 anos, com o apoio da Fundação Jaime Lerner, que vai nos ajudar a estruturar um planejamento de longo prazo. E se os secretários não cumprirem as metas, temos a liberdade de rescindir os contratos”, afirmou.
A equipe, que já tem um nome confirmada na secretária de Administração, será completada ao longo da transição. “Nosso objetivo é resolver os problemas das pessoas e antecipar os problemas, para isso precisamos de pessoas capacitadas em cada setor”, explicou. A prioridade, segundo o prefeito, é a saúde: “60% da nossa população sofre com problemas de saúde: filas, falta de medicamentos e médicos. A Dra. Larissa, minha vice-prefeita e médica com mais de 20 anos de experiência em saúde pública, vai nos ajudar muito. Precisamos urgentemente de uma nova UPA para descentralizar o atendimento e melhorar a qualidade de vida da população. Proponho investirmos em tecnologia, com o 'Saúde Irati Mais Conectada”, destacou.
Emiliano Gomes também vislumbra um futuro promissor para a economia de Irati, visto que a logística da região deve passar por melhorias. “A duplicação da BR-277, que passará por Irati, e o entroncamento da PR-153 com a BR-277 nos colocam em um ponto logisticamente privilegiado. Precisamos de mais tração política, políticas efetivas de desenvolvimento e potencializar nossa infraestrutura para atrair investimentos e gerar empregos. Vamos trabalhar com políticas de incentivos fiscais para atrair indústrias e fazer Irati voltar a crescer”, afirmou Emiliano.