Coluna RC entrevista Caroline Miranda | aRede
PUBLICIDADE

Coluna RC entrevista Caroline Miranda

A profissional de Endodontia e a Odontopediatria compartilhou sobre sua história e carreira

Caroline inspira não apenas pelo profissionalismo, mas também pela forma como equilibra carreira e vida pessoal, sempre com foco no bem-estar de seus pacientes e filhos
Caroline inspira não apenas pelo profissionalismo, mas também pela forma como equilibra carreira e vida pessoal, sempre com foco no bem-estar de seus pacientes e filhos -

Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Neste mês, o RC Entrevista traz a história inspiradora de Caroline Miranda, profissional que uniu suas duas grandes paixões: a Endodontia e a Odontopediatria. Desde o início da carreira, Caroline se dedicou intensamente aos estudos e à especialização, conciliando Mestrado, cursos e família, sempre com o propósito de transformar o atendimento odontológico em uma experiência humanizada e sem traumas, especialmente para as crianças.

Com uma rotina movimentada, mas repleta de propósito, ela compartilha sua visão sobre disciplina, dedicação e o impacto positivo do estudo constante, além de valorizar momentos preciosos ao lado da família. Caroline inspira não apenas pelo profissionalismo, mas também pela forma como equilibra carreira e vida pessoal, sempre com foco no bem-estar de seus pacientes e filhos.

O ensaio que acompanha esta entrevista é assinado pelo talentoso fotógrafo Laertes Soares. Confira.

RC - Caroline, você é referência na odontopediatria e na endodontia. O que a motivou a escolher essa área e quais foram os maiores desafios na sua trajetória profissional até aqui?

Caroline - Eu sempre digo que a Endodontia eu escolhi e a Odontopediatria me escolheu. Eu que nunca me imaginei sendo Odontopediatra, hoje não consigo enxergar a minha vida seguindo outra área. E eu consegui unir as minhas duas paixões, me especializei muito e hoje consigo praticar as duas áreas diariamente na minha clínica, proporcionando um tratamento de canal em dente leite muito mais humanizado, com carinho e sem traumas, visto que é um dos procedimentos mais doloridos que realizamos na Odontologia e é muito mais comum do que se possa imaginar. Os desafios na minha trajetória, eu posso destacar o Mestrado que eu fiz em São Paulo, foram 2 anos e meio de curso, em que eu tinha que me ausentar de casa por uma semana e deixar meus filhos ainda pequenininhos, o coração ficava apertado, mas o propósito era maior.

RC - Sabemos que você valoriza muito o estudo e se mantém constantemente atualizada. Que importância você dá à educação contínua na sua carreira e como isso impacta o seu trabalho diário?

Caroline - Eu sempre fui aquela de fazer mil coisas ao mesmo tempo, Mestrado e Especializações junto, na época da Faculdade fazia duas ao mesmo tempo, Administração e Odontologia, então o estudo hoje faz parte da minha vida, e quando termino um já vou em busca de outro, afinal estudos são feitos e publicados diariamente nos trazendo mais técnicas e tecnologias inovadoras na área da saúde, por isso é imprescindível sempre estarmos atualizados.

RC - Como você enxerga o papel da mulher na odontologia e na liderança profissional atualmente? Que mensagem você daria para mulheres que estão começando suas carreiras em áreas desafiadoras?

Caroline - Eu conseguia sentir um impacto maior no começo da carreira, hoje não mais, o mercado está cada vez mais saturado e eu tenho certeza que a chave do sucesso é o estudo. Só você pode fazer isso por você, e ninguém pode te tirar, quanto mais estudo você tiver, mais propriedade e domínio você tem sobre aquilo que pretende fazer, então a minha mensagem seria: Não desista, porque desafios sempre existirão e nunca pare de estudar.

RC - Você é mãe de dois meninos. Como consegue equilibrar a rotina intensa da profissão com a vida familiar e ainda reservar momentos de qualidade com seus filhos?

Caroline - Preciso enfatizar que é uma rotina bem movimentada, mas que já estou acostumada, e vendo o quanto os dois já cresceram, passa muito rápido. Por isso temos um dia a dia bem estabelecido de como faremos todas as atividades e obrigações, e assim conseguimos geralmente no final do dia aproveitar juntos um momento de brincadeiras.

RC - Você comentou que gosta de passar finais de semana na praia com a família. Que importância têm esses momentos de desconexão da rotina e como eles influenciam seu bem-estar?

Caroline - Ver o sorriso deles ao fazer um passeio diferente, conhecer novos lugares e ir para praia que eles adoram, não tem palavras. Vê-los correndo, brincando, aproveitando, cheios de saúde, me sinto a pessoa mais sortuda desse mundo. São esses momentos em que também consigo conversar e planejar coisas novas para o futuro com o meu marido.

RC - Que conselho você daria para jovens profissionais que desejam seguir sua área e, ao mesmo tempo, manter uma vida pessoal equilibrada e feliz?

Caroline - Nenhum começo é fácil, tem que ter um objetivo muito bem traçado e disciplina para não deixar que um dia difícil ou algo que não tenha saído como o planejado, faça você se questionar ou desistir de onde quer chegar. Mas junto com o foco do trabalho, que exige muito esforço e dedicação, cuidar da mente e do corpo são essenciais, isso incluiu momentos de descontração.

 RC- Caroline, olhando para os próximos anos, quais são seus principais objetivos profissionais e pessoais, e que legado você deseja deixar para seus filhos e para sua profissão?

Caroline - Meu principal objetivo para os próximos anos profissionalmente falando é continuar encantando essa geração linda de crianças que eu atendo, desconstruindo o medo de dentista, buscando sempre a qualidade de vida dos meus pacientes para que isso seja passado de geração em geração. E meu objetivo pessoal é ser uma pessoa de referência para os meus filhos naquilo que eles sempre precisarem, os dois estão crescendo aprendendo valores que nada nesse mundo compra, como caráter, honestidade e humildade, e eu tenho certeza que lá na frente terei muito orgulho de ver o ser humano que se tornaram e o caminho que estarão trilhando.

Diretas

Uma viagem inesquecível: Gramado

Um momento marcante: Nascimento dos meus filhos 

Família: Tudo na minha vida 

Trabalho: Minha realização 

Fé: Significado de tudo o que me move 

Uma música: “What Was I Made For?” – Billie Eilish 

Livro de cabeceira: “ O livro que eu gostaria que meus pais tivessem lido. - Philippa Perry.”

Uma frase que te define: “Entre a fragilidade do sentir e a firmeza do querer, encontro-me: constante no acreditar, persistente no ser.” - Fernando Pessoa

STAFF:

FOTO: LAERTES SOARES 

VÍDEO: LAERTES SOARES

ROUPAS: VIBE CLOTHING

DIREÇÃO GERAL: RÔMULO CURY

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right