Ponta Grossa recebe 8ª edição da Parada LGBTQIAPN+ em dezembro | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa recebe 8ª edição da Parada LGBTQIAPN+ em dezembro

Evento conta com apresentações e a 'Marcha do Orgulho'

O ativista Guilherme Portela, ao lado da apresentadora oficial do evento, drag queen Cindy Cindy
O ativista Guilherme Portela, ao lado da apresentadora oficial do evento, drag queen Cindy Cindy -

Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A 8ª edição da Parada LGBTQIAPN+ acontecerá em 7 de dezembro, no município de Ponta Grossa. O movimento leva o tema 'Orgulho Sem Idade - Quem envelhece com orgulho, inspira quem cresce com coragem', celebrando a diversidade e a inclusão em todas as idades.

O evento inicia às 13h, na rua XV de Novembro, no Centro de Ponta Grossa e, em seguida, a 'Marcha do Orgulho' acontece até a Concha Acústica da Praça Barão do Rio Branco, onde acontecerão apresentações e performances de artistas locais e de Curitiba. Artistas que tiverem interesse em se apresentar, podem se inscrever aqui.

Em entrevista ao Portal aRede, a apresentadora oficial da Parada, drag queen Cindy Cindy, destacou a importância do evento na cidade. "É um marco, é uma conquista muito grande pelos nossos direitos. É a possibilidade de nós ocuparmos qualquer espaço que queiramos e possamos estar ocupando". Sobre o tema, Cindy disse que envolve o envelhecimento da comunidade LGBT. "As dificuldades, muito se fala sobre o início, muito se fala sobre as alegrias, as descobertas, mas a gente às vezes não fala sobre o final".

Já o ativista e membro da comissão da Parada, Guilherme Portela, afirmou que o movimento também é importante do ponto de vista afetivo. "Quando a gente se encontra com os nossos amigos, outros ativistas, outros moradores da cidade, o mais importante do ponto de vista, também social e político, porque esse momento não é só um momento festivo. A gente por muitos anos, ao longo da história do nosso país, precisou se esconder, ficar trancado metaforicamente dentro de armários, então esse é o dia que marchamos com orgulho".

Para Guilherme, o evento nasce historicamente no país, pensando nas questões de representatividade. "Então, em ponta grossa, isso não é diferente. "A nossa luta só é possível, com a importância de termos esse tema de envelhecimento neste ano, acompanhando as paradas de São Paulo e Curitiba, por exemplo, porque tudo só foi possível graças a tantas outras pessoas que vieram antes de nós, que nos ensinaram a propor, a imaginar e a construir outra realidade de cidade e dignidade para todos nós".

Por fim, Cindy ressalta que, em 5 de dezembro, em Ponta Grossa, é o Dia Municipal da Luta Contra o Preconceito. "Eu acredito que seja uma grande vitória, porque mostra que o nosso movimento, não é só pela festa, não é só pela brincadeira, não é só pela alegria. Na verdade, a gente tá aqui desempenhando um papel muito importante, que é mostrar para a sociedade que merecemos ter os nossos direitos respeitados". 

Nas redes sociais, a página oficial da Parada LGBT de Ponta Grossa destaca que a sociedade, muitas vezes, impõe padrões de beleza e juventude, mas é hora de quebrar essas barreiras e celebrar o envelhecimento com orgulho. "É hora de mostrar que a idade não define a nossa identidade, nossa força e nossa capacidade de amar e ser amado" - saiba mais aqui.

Confira todas as informações sobre a Parada LGBT na live do Portal aRede:

VÍDEO
aRede.info
Evento conta com apresentações de artistas e 'Marcha do Orgulho'. Drag Queen Cindy Cindy e o ativista Guilherme Portela destacam a força do movimento no muni... | Autor: aRede.info
  
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right