Globo de Ouro: Kleber Mendonça Filho critica Bolsonaro e manda recado aos EUA
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto ganhou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro
Publicado: 12/01/2026, 07:45

Kleber Mendonça Filho aproveitou a vitória de O Agente Secreto como Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro para criticar Jair Bolsonaro. O diretor chamou o ex-presidente de “irresponsável” e aproveitou o momento para mandar um recado para os Estados Unidos. Veja:
“Há cerca de 10 anos, o Brasil deu uma guinada muito acentuada para a direita e esse tempo já passou. O ex-presidente está agora na prisão. Ele foi epicamente irresponsável ao não liderar o país”, disse o pernambucano com referência a Bolsonaro.
Ele ainda ressaltou que “o cinema pode ser uma forma de expressar algumas queixas que todos temos em relação à sociedade em que vivemos”. Na sequência, ele se dirigiu aos jovens cineastas dos Estados Unidos (EUA) e destacou que eles podem usar a tecnologia a favor deles para falar de assuntos importantes.
“Este é um momento muito bom para se expressarem. E acho que os jovens cineastas nos EUA têm muito a dizer sobre o que acontece nesta sociedade. É isto que eu quero ver dos jovens cineastas.”
Aos brasileiros que estão começando a se aventurar no cinema, ele sugeriu contem histórias sobre o país e lembrou que O Agente Secreto gerou muita discussão sobre isso. “A gente falando da nossa casa, todo mundo ouve ao redor do mundo”, reforçou.
O molho do Brasil
Além da vitória na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, o Brasil também conquistou mais um Globo de Ouro na madrugada desta segunda-feira (12). Protagonista do longa, Wagner Moura conquistou a estatueta de Melhor Ator em filme de Drama.
Informações: Metrópoles




















