Morre Ebo Taylor, músico ganense precursor do highlife, aos 90 anos | aRede
PUBLICIDADE

Morre Ebo Taylor, músico ganense precursor do highlife, aos 90 anos

Ebo Taylor foi um dos responsáveis por introduzir o highlife na música africana, com a fusão de instrumentos tradicionais e sons eletrônicos

Ao longo de seis décadas, Taylor fundiu ritmos ganeses com jazz, funk, soul e o afrobeat inicial
Ao longo de seis décadas, Taylor fundiu ritmos ganeses com jazz, funk, soul e o afrobeat inicial -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ebo Taylor, guitarrista e compositor ganês que ajudou a definir o gênero highlife, morreu aos 90 anos nessa sexta-feira (6/2). A morte do músico foi confirmada pela família nesse sábado (7/2).

Nascido Deroy Taylor em 1936, na cidade de Cape Coast, Ebo ganhou destaque no fim dos anos 1950 e início dos 1960, quando o highlife se consolidou em Gana. O gênero mistura ritmos tradicionais a instrumentos elétricos ocidentais.

“Ebo Taylor faleceu ontem, um dia após o lançamento do Ebo Taylor Music Festival e exatamente um mês depois de completar 90 anos, deixando para trás um legado artístico incomparável”, diz o comunicado no perfil do artista.

Ao longo de seis décadas, Taylor fundiu ritmos ganeses com jazz, funk, soul e o afrobeat inicial. Tocou em bandas como Stargazers e Broadway Dance Band e desenvolveu um estilo marcante de guitarra e arranjos, ajudando a moldar bases do afrobeat e influenciando gerações dentro e fora da África.

Nos últimos 25 anos, sua obra foi redescoberta internacionalmente, com relançamentos como Love & Death e samples usados por artistas como Usher e The Black Eyed Peas. Taylor veio ao Brasil em 2012 para a Virada Cultural de São Paulo e voltou no último passado para shows em São Paulo e Belo Horizonte.

Com informações do Metrópoles 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right