UEPG mostra potencial de inovação em Conferência Estadual | aRede
PUBLICIDADE

UEPG mostra potencial de inovação em Conferência Estadual

O objetivo do evento foi promover o debate sobre formulação, desenvolvimento e implementação de políticas públicas na área

Imagem ilustrativa da imagem UEPG mostra potencial de inovação em Conferência Estadual
-

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Universidade Estadual de Ponta Grossa participou da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre 03 e 04 de abril, em Curitiba. O evento contou com dos grupos de discussão, palestras, lançamento de livros e atividades culturais, com debates temáticos sobre ciência e tecnologia em Grupos de Trabalho (GTs) de cinco áreas centrais. Ao final, foram apresentadas as propostas em plenária para apreciação futura nas Conferências regional e nacional.

O objetivo do evento foi promover o debate sobre formulação, desenvolvimento e implementação de políticas públicas na área, com participação das comunidades acadêmicas das universidades participantes, órgãos públicos do Estado e a sociedade. O reitor em exercício, professor Ivo Mottin Demiate, afirmou ser um grande orgulho ver a UEPG representada por seus professores e alunos em espaço de tomada de decisões. “Uma Universidade que investe e se destaca nas áreas de pesquisa e inovação não poderia ficar fora deste espaço de discussão tão importante. Ver a UEPG aqui, representada pela nossa equipe, junto a outras instituições relevantes na produção de ciência, mostra o prestígio da nossa universidade”, celebra.

Realizada pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seti) e Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) do Estado do Paraná, no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Conferência promoveu debates em diversas áreas ligadas à ciência e tecnologia. O evento tem apoio da Fundação Araucária e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e contou com a participação de todas as universidades estaduais do Paraná.

A UEPG marcou presença desde o início da Conferência, com apresentação do Grupo de Teatro Científico na abertura do evento. A cerimônia aconteceu no auditório do campus central da UTFPR,  onde autoridades dos Governos Estadual e Federal utilizaram o espaço para defender a construção coletiva de políticas de ciência e tecnologia. O secretário da Seti, professor Aldo Nelson Bona, exaltou que o Paraná possui um robusto sistema de ciência e tecnologia, resultado do trabalho desempenhado pelas universidades do estado. “Essa robustez permitiu o Paraná ser o terceiro estado em sustentabilidade e quarto em competitividade. Nós, enquanto governo, contamos com nossa comunidade científica para atuar na construção de uma sociedade que tem o conhecimento como base”, enfatiza o secretário.

O diretor da Fundação Araucária, professor Ramiro Wahrhaftig, relatou o otimismo do desenvolvimento científico no Paraná. “Em quatro décadas de trabalho com ciência e tecnologia, afirmo que este é o melhor momento para a área em nossa estado, em termos de investimentos”. Para o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guila Calheiros, a realização da conferência não é apenas um encontro. “O retorno da conferência, após 14 anos sem ser realizada, representa o retorno fundamental de uma visão compartilhada de futuro, feita pela comunidade científica em conjunto com a comunidade”, pontua o secretário.

Com informações: Universidade Estadual de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE