Aliel celebra veto que mantém BPC para pessoas com deficiência | aRede
PUBLICIDADE

Aliel celebra veto que mantém BPC para pessoas com deficiência

Deputado avalia importância do veto presidencial em trecho do PL 4614/2024, que previa medidas mais rígidas para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Deputado federal destaca que veto representa uma conquista na luta pelos direitos dos PCDs
Deputado federal destaca que veto representa uma conquista na luta pelos direitos dos PCDs -

Publicado por Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado federal Aliel Machado (PV) se posicionou na noite da última quinta-feira (26) a respeito do veto presidencial em determinado trecho do Projeto de Lei nº 4614/2024, aprovado pelo Congresso Nacional na última semana. A partir da ação do presidente Lula, o parágrafo 2ª A do artigo nº 20 do PL, que previa medidas mais rígidas para o acesso das Pessoas com Deficiência (PCDs) ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), será retirado do texto final do projeto.

De acordo com Aliel, o veto representa uma conquista significativa na luta pelos direitos de PCDs. “É uma grande vitória para quem defende a Assistência Social e que nos dá forças para continuar lutando pelo que acreditamos. A aprovação do PL 4614 tinha pontos positivos e negativos. Porém, em um ponto específico houve uma votação separada com destaque. Esse trecho restringia o acesso de pessoas com deficiência considerada leve ao BPC. Votei contra esse ponto do texto, mas mesmo assim ele foi aprovado na ocasião”, detalhou.

No entanto, o parlamentar explica que, a partir do veto presidencial, o trecho que previa essa restrição será retirado do texto final, beneficiando milhões de pessoas em todo o país. “Nós estamos falando de uma importante conquista para inúmeras famílias brasileiras e para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Também é uma vitória de todos aqueles que, mesmo que não atingidos diretamente, estavam preocupados em relação a esse assunto. Seguimos trabalhando sempre por aquilo que é direito da população”, concluiu.

FUNCIONAMENTO - O Benefício de Prestação Continuada é a garantia de um salário mínimo por mês aos idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. O PL determina que o recebimento do benefício fica condicionado ao beneficiário ter um documento com cadastro biométrico e exige atualização cadastral a cada dois anos, no máximo. Em 2023, o BPC tinha 5,7 milhões de beneficiários, dos quais 3,12 milhões eram idosos e 2,58 milhões eram pessoas com deficiência.

Da assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE