‘Muralha Digital’ amplia segurança e combate criminalidade em PG
Em junho, sistema foi responsável por apreensões e localização de veículos roubados
Publicado: 10/07/2025, 19:56

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), contabilizou, no mês de junho, 17 ocorrências iniciadas com a identificação de veículos com alerta de segurança rodando em Ponta Grossa. É o que aponta um levantamento realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) envolvendo os atendimentos articulados por meio do acionamento das equipes pela 'Central de Operações' da GCM, com o auxílio do sistema da 'Muralha Digital'.
"Os investimentos em tecnologia são essenciais para que possamos avançar ainda mais no fortalecimento da segurança da nossa cidade. E os resultados estão surgindo de forma cada vez mais visível. Isso é fruto do nosso compromisso e do nosso trabalho sério em proteger a população."
De acordo com o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, o levantamento demonstra que as ações de monitoramento desenvolvidas com o sistema da Prefeitura proporcionaram resultados relevantes, culminando na recuperação de seis veículos roubados, na apreensão de um automóvel clonado e no cumprimento de oito mandados de prisão em diversos bairros da cidade.
“Esse é um dado muito importante que demonstra a relevância da Muralha Digital para o Município e que nos dá um vislumbre do quanto poderemos avançar conforme as medidas que vêm sendo implementadas pela Secretaria tornem o sistema e essa rede de segurança ainda mais robustos”, comenta o secretário.
Outro ponto levantado pelo chefe da Pasta como crucial nesse processo é a consolidação das bases regionais da GCM, que têm contribuído para diminuir ainda mais o tempo de resposta nos atendimentos. “Com essa integração entre a Central de Operações e as equipes em campo, conseguimos tornar as abordagens muito mais eficientes, possibilitando que esses veículos sejam localizados e recuperados em um espaço de tempo muito menor e que os foragidos que circulam ou que passam por Ponta Grossa sejam entregues à justiça de forma muito mais célere”, completa.
Segundo o inspetor comandante da GCM, Alessandro de Macedo, os dados disponibilizados demonstram o impacto positivo da tecnologia e dos procedimentos que vêm sendo desenvolvidos pelos agentes da instituição. “Para que essas ações tenham êxito, é necessário que todas as equipes estejam alinhadas, desde a verificação dos alertas no sistema e o acompanhamento da localização dos suspeitos pelos nossos agentes da Central de Operações até a abordagem dos suspeitos nas ruas pelas equipes operacionais. Sabemos que ainda podemos — e iremos — evoluir ainda mais neste trabalho, tornando a articulação das equipes e do sistema ainda mais eficiente, contribuindo para a prevenção e o combate à criminalidade e garantindo uma cidade mais segura para todos”, finaliza.
Com informações: Assessoria de Imprensa.