PG pode construir parques multissensoriais destinadas a crianças com TEA | aRede
PUBLICIDADE

PG pode construir parques multissensoriais destinadas a crianças com TEA

Os locais contarão com uma estrutura adaptada, onde os pequenos poderão brincar e se desenvolver de forma saudável

Ponta Grossa pode ter praças e parques públicos multissensoriais para crianças com TEA
Ponta Grossa pode ter praças e parques públicos multissensoriais para crianças com TEA -

Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na última semana, o vereador de Ponta Grossa Fábio Silva (Republicanos) protocolou na Câmara Municipal de Ponta Grossa o Projeto de Lei nº 257/2025, um documento que busca a criação e construção de praças e parques públicos multissensoriais. Segundo o político, os locais serão destinados exclusivamente para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da cidade.

Segundo o comunicado, divulgado através de suas redes sociais, o objetivo da criação destes prontos é garantir a existência de espaços adaptados para crianças com autismo. O foco é que estas construções sejam acessíveis e acolhedoras ao mesmo tempo que estimulam o desenvolvimento saudável dos menores de idade. No comunicado, o vereador complementa que estas praças devem promover o bem-estar das crianças sem desrespeitar as suas respectivas necessidades sensoriais.

SOBRE OS LOCAIS - Nos locais, o projeto prevê a construção de uma estrutura que irá mesclar elementos que tragam calma e conforto ao mesmo tempo que servem para momentos de lazer e de estímulos, contando com pisos sensoriais, sala do silêncio, estruturas visualmente coloridas e brinquedos adaptados. Além disso, o projeto também prevê o desenvolvimento de campanhas de conscientização sobre o TEA, tudo isso realizado junto da orientação de profissionais especializados e familiares de crianças com TEA.

O QUE É O TEA - Segundo o Ministério da Saúde, o Transtorno de Espectro Autista (TEA), é caracterizado pela alteração das funções de neurodesenvolvimento, englobando alterações em diversos aspectos, como na comunicação, na interação social do indivíduo e no comportamento. Quando realizado o diagnóstico precoce, desde criança, pode-se realizar o desenvolvimento de estímulos que irão auxiliar no processo de independência dos indivíduos, além de contribuir para a sua qualidade de vida. 

E AGORA  - Protocolado na semana passada, o projeto de lei já está tramitando nas comissões da Câmara de Ponta Grossa. Ele irá passar pelas comissões permanentes para análise antes de ir para votação no plenário de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right