Jovem de Ponta Grossa é aprovado no ITA, um dos vestibulares mais difíceis do Brasil | aRede
PUBLICIDADE

Jovem de Ponta Grossa é aprovado no ITA, um dos vestibulares mais difíceis do Brasil

Rafael Barbosa Vaz, aprovado em segundo lugar, venceu a concorrência de mais de 10 mil candidatos para conquistar sua vaga

Rafael Vaz: Trajetória em busca do sonho do ITA começou aos 16 anos
Rafael Vaz: Trajetória em busca do sonho do ITA começou aos 16 anos -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou nesta sexta-feira (12) a lista de aprovados no vestibular 2026. Ao todo, 180 pessoas passaram na segunda fase do exame, realizado no mês de outubro em todo o país. Os alunos e alunas do Poliedro obtiveram 97 aprovações, com destaque para Rafael Barbosa Vaz, de 19 anos, e Gabriel Delai Onzi Ramalho, 17 anos, segundo e terceiro colocados na lista geral, respectivamente, e que fazem parte dos estudantes do sul do país que conquistaram suas vagas.

Rafael, de Ponta Grossa (PR), foi informado da aprovação na manhã desta sexta-feira (12) ao receber a ligação do ITA, o que é uma tradição da instituição. O jovem, que está se preparando para a prova desde o final do ensino médio, conta que um dos principais desafios da sua jornada de aprovação foi ficar longe dos pais. Ele saiu da cidade natal para se preparar para a prova morando no alojamento ITA do Poliedro Curso. “Talvez o principal desafio que aparece na vida da grande maioria dos alunos que tentam o ITA é ficar longe dos pais. Sai de casa cedo, aos 16 estava indo para outra parte do país, morar com pessoas que eu não conhecia, ter aula com professores novos para aprender conteúdos novos”.

Rafael relata que o interesse pelo ITA surgiu durante o Ensino Médio, enquanto ele se preparava para olimpíadas científicas. “Durante meu estudo para olimpíadas científicas no ensino médio, ao buscar materiais fora do colégio sempre tinham questões do ITA, e quase sempre estavam entre as mais difíceis do livro. E nesse processo, errando diversas vezes essas questões, me desafiava a buscar a aprender mais sobre o assunto. Depois, fui pesquisar mais sobre a instituição em si, e ao saber que havia o curso de Engenharia Aeroespacial, decidi que me dedicaria ao máximo para passar”.

Mesmo com todo o empenho e a esperança da aprovação, o estudante diz que o resultado da prova foi surpreendente. “O resultado surpreendeu bastante, pois sei que simulados são outra realidade, as condições da prova são muito difíceis de se simular, o sono, os pensamentos durante a prova, o ambiente... tudo isso influencia no seu desempenho. Por isso, mesmo indo bem nos simulados do Poliedro não esperava por algo assim”.

Aprovado para começar os estudos no ITA no próximo ano, o jovem espera conseguir inspirar outras pessoas a conquistarem o mesmo objetivo. “Espero inspirar e poder ajudar ativamente na trajetória de muitos jovens ainda, tenho o sonho de um dia ser professor na turma ITA, para ajudar a realizar esse sonho. Eu diria que a turma ITA pode exigir diversas habilidades do aluno que vão muito além da intelectual, por isso, não negligencie aspectos da sua vida como a saúde física, seu convívio social, sua fé e sua saúde mental. Todos são como pilares que ajudam a construir sua aprovação, assim como numa construção, quanto mais pilares você tiver para se apoiar em momentos difíceis, mais difícil será você desabar”.

LEIA UM RESUMO DA NOTÍCIA:

ITA divulga aprovados do vestibular 2026: a lista saiu na sexta (12) e 180 candidatos foram aprovados na segunda fase; o Poliedro teve 97 aprovações, com destaque para Rafael Barbosa Vaz e Gabriel Delai Onzi Ramalho, 2º e 3º colocados gerais.

Ponta Grossa no topo: Rafael (19), de Ponta Grossa (PR), recebeu a notícia por ligação do ITA (tradição da instituição) e contou que um dos maiores desafios foi morar longe dos pais para se preparar, ficando no alojamento do Poliedro.

Trajetória e mensagem: o interesse pelo ITA surgiu no ensino médio via olimpíadas científicas e questões difíceis do instituto; mesmo indo bem em simulados, ele disse ter se surpreendido com o resultado e quer inspirar outros estudantes, destacando equilíbrio entre estudo e saúde física, social e mental.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right