Curso de Medicina da UEPG recebe nota máxima no Enamed
Resultado do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica foi divulgado nesta segunda (19) e curso da UEPG aparece entre os 49 que atingiram nota 5
Publicado: 19/01/2026, 20:23

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (19) o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). No Paraná, 21 cursos foram avaliados, sendo que seis tiraram a nota máxima (nota 5), dois deles em Curitiba. Dentre os melhores avaliados, o curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu nota máxima na avaliação.
Nas redes sociais, o Centro Acadêmico de Medicina Dr. Cesar Roberto Busato, comemorou a conquista "O Enamed é um exame anual aplicado pelo MEC, por meio do Inep, que avalia a formação médica no Brasil. Entre os 351 programas avaliados, o curso de medicina da UEPG está entre os 49 que alcançaram o conceito 5.Agradecemos a nossa incrível instituição e os excelentes professores e profissionais que sempre nos apoiam", escreveu.
AVALIAÇÃO
O Enamed é uma prova anual aplicada pelo MEP através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A ideia é avaliar a formação médica no Brasil regularmente, garantindo a qualidade de ensino e protegendo a população que será assistida pelos profissionais formados em todo o país. Além da UEPG, no Paraná os cursos que também receberam nota máxima foram da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) (campus Toledo), a Universidade Positivo (UP), em Curitiba, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, e as Faculdades Pequeno Príncipe, também na capital.
No Paraná, nenhum curso recebeu conceito 1, o menor da escala do Enade. Ainda assim, três instituições obtiveram conceito 2, a segunda menor nota possível. São elas a Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama; o Centro Universitário Ingá (Uningá), em Maringá; e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu.
Outros três cursos paranaenses ficaram com conceito 3, enquanto nove atingiram conceito 4, considerado bom desempenho. Já seis cursos alcançaram o conceito máximo, nota 5, com destaque para instituições públicas estaduais, federais e também privadas.
Cursos reprovados podem sofrer punição
Em todo o Brasil, o Enade avaliou 351 cursos de Medicina, dos quais 24 tiveram como resultado o conceito Enade 1 e outros 83, o conceito Enade 2.
No caso das instituições com as duas menores notas, há previsão de punições. E no caso dos cursos com conceito 2, é possível a redução de vagas para ingresso. Aqueles com conceito 1 já devem sofrer com suspensão total do ingresso de novos estudantes.
Ainda não se especificou, contudo, quais as instituições que sofrerão punição e quais as respectivas sanções para cada. Contudo, o ministro da Educação, Camilo Santana, já informou que, das 107 instituições reprovadas, só 99 sofrerão alguma punição, porque as faculdades estaduais e municipais não estão sob a gerência do ministério.
Além disso, as instituições de ensino superior ainda terão um prazo para apresentar uma defesa. De acordo com o ministro, a ideia é fazer com que essas universidade se aperfeiçoem e ofereçam um ensino de qualidade.
Com informações dos portais Bem Paraná e Gazeta do Paraná




















