Secretaria de Projetos quer inaugurar Jardim Botânico de Ponta Grossa em dois anos
Em entrevista concedida à equipe de Jornalismo do Grupo aRede, o secretário municipal Edgar Hampf afirmou que o projeto está em fase final de detalhamentos e iniciou a captação de recursos

A Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos de Ponta Grossa quer inaugurar o Jardim Botânico em Oficinas em até dois anos. Em entrevista concedida ao Grupo aRede nessa sexta-feira (30), o secretário Edgar Hampf se mostrou positivo sobre a execução do projeto, e afirma que, assim que aprovado, a implantação do parque deve ser realizada em até 24 meses.
O Jardim Botânico, que será construído com 21 mil m² na área próxima à antiga rede de barracões ferroviários, contará com diferentes atrações, como o jardim sensorial, a estufa de cactos, a estufa principal, o orquidário e o playground.
Edgar explicou à Redação que o projeto do parque foi pensado prioritariamente por seu aspecto ambiental, com a plantação de árvores arbóreas, floríferas e melíferas, que são flores não nativas, escolhidas para contribuir no resgate da fauna e atrair espécies animais para o local. Além de fortalecer o meio ambiente, o parque também é pautado pelo secretário como uma obra de política pública para a educação e saúde, podendo ser utilizado como um espaço para visitações guiadas e promoção de qualidade de vida.
O desenho do Jardim Botânico foi feito por servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), e até o momento, o projeto não teve custo algum para a cidade, visto que o terreno foi cedido sem ônus ao Município. Edgar afirma que o espaço deve conectar vetores de desenvolvimento da região, dando continuidade ao grande projeto do Parque Linear, e já está em etapa de finalização de detalhamentos e captação de recursos.
O secretário de Projetos explicou que, com relação aos trechos dos barracões e linhas inativas do terreno, que hoje estão em tramitação para também serem cedidos ao Município, passam por um processo que pode levar mais tempo.
Confira imagens que projetam o Jardim Botânico de Ponta Grossa:























