Impasse entre sindicato e empresa leva dissídio do transporte coletivo de PG para a justiça
Sem consenso em audiência de conciliação, reajuste salarial da categoria será definido pela Seção Especializada do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região

O dissídio coletivo dos trabalhadores do transporte público de Ponta Grossa será julgado pela Seção Especializada do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR). A decisão ocorre após audiência de conciliação realizada na tarde de segunda-feira (23), quando não houve avanço nas negociações entre o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo de Ponta Grossa (Sintropas) e a empresa Viação Campos Gerais.
A audiência foi realizada por videoconferência e conduzida pelo vice-presidente do TRT-PR, desembargador Benedito Xavier da Silva. A procuradora Renée Araújo Machado participou como representante do Ministério Público do Trabalho (MPT).
.
Propostas divergentes
Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acrescido de 8% de aumento real. A empresa, por sua vez, propõe a reposição apenas pelo INPC.
Segundo informado, a posição da empresa considera a judicialização do dissídio e a resistência da categoria à celebração de um acordo com vigência de dois anos.
.
Tentativa de conciliação
Durante a audiência, o desembargador Benedito Xavier da Silva e a representante do MPT defenderam a conciliação como alternativa mais vantajosa para ambas as partes. Apesar de manifestarem disposição para negociar, os representantes do sindicato e da empresa afirmaram não haver margem para avanço nas propostas apresentadas.
Com o impasse, o processo segue agora para julgamento pelo TRT-PR.





















