Relatório da Prestes revela que sustentabilidade vai além das obras
Construtora publicou seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade, onde, além de divulgar todas as práticas sustentáveis adotadas, destaca ações humanizadas, com projetos e programas que contribuem para o bem-estar da sociedade
Publicado: 28/11/2025, 18:30

Adotada como um elemento estrutural na estratégia de crescimento da Prestes Construtora, a sustentabilidade está presente no dia a dia da empresa, incluída em sua estrutura de gestão corporativa. Essa preocupação não se estende apenas à sustentabilidade no âmbito do meio ambiente, mas é abordada em um sentido mais amplo, trabalhada também no aspecto da responsabilidade social e governança, mostrando a integração com o ESG. Todo esse envolvimento da companhia com esses fatores é detalhado no primeiro Relatório de Sustentabilidade publicado nesse ano pela Prestes Construtora, referente a 2024.
Em 90 páginas, a Prestes resume os importantes passos na jornada ESG, se tornando uma ferramenta de gestão integrada ao planejamento estratégico, reforçando conduta, riscos e aspirações da empresa, evidenciando sua governança e mostrando a sua construção de reputação. De acordo com a construtora, o relatório funciona como uma ferramenta de gestão e maturidade organizacional porque torna público o compromisso ESG e reforça a transparência; organiza indicadores, riscos e impactos para direcionar melhorias contínuas; consolida práticas que fortalecem a reputação e governança; e padroniza métricas para tomada de decisão e para evolução da própria estratégia.
Como fica detalhado em seu relatório, o ESG aparece distribuído por todas as operações, institucionalizado em processos, políticas, ferramentas e indicadores. No aspecto ambiental, por exemplo, se destaca o Programa NossoImpacto, com eixos de água, energia, materiais e construções eficientes; e o monitoramento ambiental em tempo real via Torre de Controle. No social, além de ter o capital humano como um pilar estratégico, priorizando o relacionamento com comunidades, clientes, fornecedores e parceiros, há o Programa EstarBem, que cuida da qualidade de vida, promove condições dignas de trabalho e fornece treinamentos. E no aspecto da governança, há códigos, políticas, compliance, Comitê Executivo e auditorias, além de gestão de riscos e governança corporativa robusta.
Nos últimos anos, a Prestes avançou de forma consistente em Transformação Digital, principalmente no que diz respeito à cultura de dados, como explica Felippe Spinello, Diretor Executivo de Operações da Prestes. “Foi em 2024 que esse movimento ganhou maior tração com a digitalização de processos que antes dependiam de grande esforço manual. Isso envolveu desde a automação de tarefas e a integração entre sistemas, pagamentos e previsões financeiras, até a criação de uma infraestrutura de dados própria e o reforço da segurança da informação”, relata Felippe. Segundo ele, essas evoluções elevaram a eficiência operacional, reduziram erros, eliminaram retrabalhos e ampliaram a previsibilidade para a tomada de decisões. Tudo isso tudo integrado ao Canteiro 4.0 e ao monitoramento dos dados em tempo real.
Outra inovação incorporada foi a ‘industrialização’ das obras, aplicada pelo Núcleo da Parede de Concreto, que trouxe um ganho real para a eficiência construtiva e também para os impactos ambientais, em um conceito alinhado às metas sustentáveis da companhia. “Ao adotar processos mais previsíveis, padronizados e com melhor sincronismo entre equipes, a Prestes reduz desperdícios, minimiza retrabalhos, corta perdas de materiais e reduz em até 2/3 a geração de resíduos. Com obras mais rápidas e controladas, diminui-se o consumo de água, energia e até as emissões indiretas ligadas à movimentação de equipamentos e transporte”, reforça Murillo de Oliveira Gerente de Tecnologia Construtiva e Industrialização.
CAPITAL HUMANO
A Prestes entende que sustentabilidade também se materializa nas relações humanas, como a construtora deixa evidente no relatório. “A empresa investe em um ambiente de trabalho acolhedor, com segurança psicológica, propósito e espaço para desenvolvimento. A jornada do colaborador foi redesenhada para ser mais humana desde o primeiro contato, com integração cuidadosa, acompanhamento próximo e um processo de ambientação que valoriza cada etapa. Programas como o EstarBem e o Jovem Recruta reforçam esse olhar: cuidam da qualidade de vida, das condições de trabalho e da formação de novos talentos alinhados ao Jeito Prestes”, conclui o Gerente de Gente da construtora, Murilo Dropa.
DOCUMENTO
Para quem ficou interessado em conferir todas as informações contidas neste primeiro Relatório de Sustentabilidade da Prestes, ele está disponível na internet. Basta acessar o endereço https://prestes.com/sustentabilidade.





















