Festas juninas unem escolas municipais de Carambeí | aRede
PUBLICIDADE

Festas juninas unem escolas municipais de Carambeí

Iniciativa da Secretaria de Educação uniu diversas turmas da rede municipal de ensino nos formatos híbrido e online, trazendo diversão, estudo, conhecimento e participação da família

Escola Rural Municipal de Limpo Grande
Escola Rural Municipal de Limpo Grande -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa da Secretaria de Educação uniu diversas turmas da rede municipal de ensino nos formatos híbrido e online, trazendo diversão, estudo, conhecimento e participação da família

A rede municipal de ensino de Carambeí, durante o mês de julho, desenvolveram uma série de atividades voltadas às festas juninas e julinas. A temática envolveu todas as instituições de ensino do Município, com ênfase nas comemorações online. A inovação e criatividade dos professores e alunos também foi muito importante para o processo.

“Em tempos de pandemia, precisamos modificar algumas ações do nosso cotidiano, já que não podemos nos reunir como antes, mas não poderíamos deixar de comemorar uma festa tão tradicional em nosso país. As festas juninas fazem parte de nossa cultura e resgatam valores sociais, culturais e históricos”, destaca a equipe da Secretaria de Educação.

Dessa forma, através de meios online, as escolas organizaram as festas “por meio de jogos e brincadeiras juninas, vídeos explicativos sobre a origem das festas, músicas, comidas típicas, textos informativos, dentre outras atividades que ressaltam a importância dos aspectos históricos, geográficos e culturais, valorizando esta manifestação artística”, conforme complementam os educadores da pasta.

Confira os destaques:

Escola Municipal Professora Fátima Augusta Bosa

Foram vários momentos de diversões nos quintos anos. Entre eles, o clima da festa junina com os cuidados necessários para o momento, com temática nas aulas, hábitos culturais, comidas típicas e decorações juninas, além de estudo sobre o artista Alfredo Volpi. No ensino híbrido, alunos que frequentam a escola, participaram de atividades presenciais. No remoo, as turmas realizaram a festa na tela e também aproveitaram.

O 1º ano A participou através de um Meet, enquanto o 1º no B, da professora Cristina, trabalhou com símbolos juninos, como a fogueiras e as bandeirinhas. Na tela do 3º ano, a professora Ana Carla contou com a participação das famílias, que incentivaram a decoração.

Escola Municipal Professora Geralda Harms Welbergen

Na aula remota do 21 de junho, o ‘Meet Arraiá’ da professora Andreia teve vídeos com história da Festa Junina, Jogo das Charadas – representando a ‘Barraca das Charadas’ em festas presenciais – além de combinarem que a premiação seria a alegria de todos os participantes. As charadas, vale destacar, foram descobertas.

A música Capelinha de Melão ajudou no evento que teve estudo, brincadeira, cantorias, dança e muita diversão. Já as turmas de 3º ano A e B trabalharam com a leitura de um poema com a temática festa junina, e os alunos, que estão em ensino remoto, enviaram os áudios da leitura.

Escola Municipal José Pedro Novaes Rosa

Fotos na galeria.

Escola Rural Municipal de Limpo Grande

Na instituição, os alunos do 3º ano professora Silvana trabalharam com a temática da festa junina a partir da produção de textos, com a confecção de um convite para o ‘arraiá’ online. No dia, cada um na as casa, caracterizou-se e comemorou a festa tradicional.

No ensino híbrido, os alunos que também se caracterizaram, tiveram uma surpresa especial: os professores e a equipe gestora fizeram uma apresentação muito divertida.

Escola Rural Municipal de Santa Cruz

A turma do 1º ano, da professora Édina, se reuniu no Google Meet, e se divertiu com um jogo típico junino, o bingo. Os alunos trabalharam com o Bingo dos Nomes, em um encontro junino, no qual eles se vestiram à caráter para participar.

As professoras que trabalham com os componentes curriculares de Artes, Educação Física e História/Geografia, também reuniram os alunos do 1º ao 5º ano em um “festerê” online.

Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth

A temática festa junina foi contemplada nas atividades realizadas. Os alunos que estavam no ensino remoto, participaram das atividades juninas online. A turma do 1º ano B, das professoras Márcia Kordel e Márcia Hornes, se animaram com músicas juninas. A professora Gilvânia, do 2º ano B, trabalhou com a temática em um “arraiá” online. Os alunos do 4º ano B, da professora Ilomar, trabalharam com uma figura bem conhecida nas festas juninas, os caipirinhas, utilizando o recorte e colagem.

A turma do 5º ano A, da professora Ione, explorou a temática da festa junina de forma interdisciplinar. Em Língua Portuguesa, utilizaram-se de textos informativos e frases enigmáticas, também produziram um folheto informativo sobre o uso de balões nas comemorações.

Em Ciências, trabalharam com a pirâmide alimentar, explorando sobre o amendoim, um dos ingredientes utilizados nas receitas típicas. Além disso, fizeram uma receita de um doce muito gostoso. Já o 5º ano B, da professora Elvira, trabalhou com a produção de desenhos sobre a Festa e na disciplina de Geografia exploraram as regiões do Brasil, a partir da temática.

Escola Professora Tonia Joanna Harms

Na Escola Municipal Profª. Tonia Joanna Harms, também foram realizadas atividades sobre a Festa Junina. As professoras Sirley, do 1º ano A e Roseli do 2º ano A, realizaram um encontro junino online. E para os alunos que estão frequentando o ensino híbrido, foi preparado um cantinho especial. Os alunos do 5º ano C, da professora Jaqueline, aproveitaram este espaço para fazerem seus registros fotográficos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE