Retorno às aulas engaja alunos de Ipiranga em atividades práticas
Participando de inúmeras dinâmicas, o quinto ano da Escola São Braz pode fortalecer os laços de companheirismo e se divertir com as histórias das férias
Publicado: 08/08/2024, 06:00
Os alunos do quinto ano A da Escola Rural Municipal São Braz, sob a orientação da professora Bruna Aparecida Gasparelo, realizaram atividades práticas, orais e escritas no primeiro dia de aula do segundo semestre para compartilhar suas memórias das férias. Segundo a docente, o objetivo das atividades foi estimular a oralidade, o trabalho em equipe e o fortalecimento dos vínculos afetivos entre os estudantes.
Inicialmente, os educandos participaram da dinâmica "Puxando Conversa", onde foram organizados em círculo. “Enquanto uma música tocava, uma lata com várias perguntas passava de mão em mão. Quando a música parava, o aluno em posse da lata sorteava uma questão, que deveria ler e responder em voz alta. Este momento de descontração proporcionou muitos risos e entusiasmo, permitindo que os alunos descobrissem atividades semelhantes realizadas durante as férias e discutissem suas expectativas para o novo semestre”, explicou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Em seguida, foi realizada a produção escrita "Varal das Férias". Na proposta, cada estudante escreveu um pequeno texto sobre suas principais memórias das férias e fez uma ilustração. Os textos foram lidos pela professora, e a turma tentava adivinhar a quem pertenciam. Após a identificação dos autores, os textos foram pendurados em um varal na sala de aula. “Essa atividade evidenciou o forte vínculo afetivo entre os alunos, que conseguiram identificar facilmente os autores dos textos”, contou Bruna.
Para finalizar, uma atividade prática foi realizada no pátio da escola. Os alunos receberam um livro e uma bolinha, com a missão de criar um caminho para a bolinha ir de uma ponta a outra sem cair no chão. “A dinâmica foi planejada para estimular a cooperação e exercitar o trabalho em equipe, mostrando que juntos são capazes de enfrentar desafios. A tarde foi divertida e prazerosa, permitindo o compartilhamento organizado de novidades e o fortalecimento dos vínculos de convivência essenciais para o desenvolvimento harmonioso das aulas”, complementou a professora.