Portal aRede auxiliam no estudo histórico em Piraí do Sul
Arte rupestre e ancestralidade, temáticas de ampla proposta com foco na História, estimularam alunos do quarto ano da Escola Lucília Penteado de Araújo em ações teóricas e práticas
Publicado: 14/10/2024, 14:40
O quarto ano da Escola Municipal Lucília Penteado de Araújo, em Piraí do Sul, do professor Alcione José Alves Bueno, desenvolveu uma atividade sobre arte rupestre e ancestralidade. O docente cita que a atividade foi desenvolvida de forma transversal, envolvendo conteúdos de História e práticas que estimulam a criatividade, a questão ancestral e a importância da história oral como construtora do sujeito histórico.
“Iniciamos assistindo ao filme ‘A Era do Gelo: O Big Bang’, refletindo temas como criação da humanidade, ancestralidade e etc. Na sequência foi feita a leitura de dois artigos do jornal aRede. O primeiro deles introduziu os estudantes ao tema, apresentando as pinturas encontradas na região e sua importância histórica. Com isso, eles puderam refletir sobre como as manifestações artísticas refletem a cultura e o cotidiano dos nossos ancestrais”, aponta o educador.
Alcione pontua que a segunda matéria do Portal aRede trouxe informações sobre pesquisas atuais que vêm sendo realizadas e a importância dessas pinturas para a história local. Na sequência, os alunos assistiram a um vídeo sobre como eram feitas essas representações nas paredes das rochas, como as tintas eram produzidas, entre outras.
GALERIA DE FOTOS
“A partir disso, os estudantes fizeram suas próprias artes. Utilizando pequenos galhos de árvores e rochas como instrumento, os estudantes imitando as técnicas utilizadas pelos ancestrais. A atividade promoveu a coordenação motora, a criatividade, além de aproximar os estudantes da vivência dos povos pré-históricos por meio de uma experiência sensorial”, elenca o professor.
Para complementar, em outro momento, a turma fez uma ‘festa do pijama’, onde os estudantes levaram objetos com valor pessoal sentimental. O objetivo foi trabalhar a importância da história e tradições orais, com cada aluno compartilhando a história do seu objeto, de onde veio e porque era importante. Segundo o educador, a troca de experiências fortaleceu a conexão entre os alunos e suas próprias heranças familiares, promovendo um ambiente de respeito e valorização das histórias individuais.
“Aprenderam não apenas sobre os povos pré-históricos, mas também sobre suas próprias histórias. A atividade contribuiu para um aprendizado significativo, estimulando o interesse pela história e cultura local, conectando o currículo com vivências e narrativas pessoais, promovendo um ensino mais humanizado e concreto”, conclui o docente.
Acesse o blog escolar da Escola Lucília Penteado de Araújo clicando aqui.