Fontes históricas encantam alunos durante aulas em PG
Trabalho explorou a ação humana no tempo e espaço e possibilitou ao quarto ano da Escola Ludovico Egg se familiarizar com diversos objetos e fontes de informação
Publicado: 20/05/2025, 16:00

Os alunos do quarto ano da Escola Municipal Ludovico Antonio Egg, orientados pela professora Alessandra de Fátima Boianoski Ferreira, participaram de uma série de atividades voltadas ao estudo das fontes históricas, com o objetivo de reconhecer a história como resultado da ação humana no tempo e no espaço, identificando mudanças e permanências ao longo dos anos.
GALERIA DE FOTOS
Segundo a docente, durante as aulas, os estudantes aprenderam a diferenciar e compreender os diversos tipos de fontes históricas, como documentos, fotografias, moedas, discos e cédulas, além de explorarem a história oral como recurso pedagógico. A professora incentivou a pesquisa, o diálogo e a busca por materiais históricos em casa, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem.
“Foram utilizados o livro didático, textos e imagens como base para leitura e interpretação, além de atividades práticas como a construção de linhas do tempo e produção de textos. A culminância do trabalho foi marcada por uma exposição de objetos antigos trazidos pelos próprios alunos, aberta às demais turmas da escola. Para encerrar o projeto, está programada uma aula passeio ao Museu Campos Gerais, ampliando a vivência histórica dos estudantes por meio do contato direto com o acervo museológico”, complementou a professora.