Resgate histórico tem exposição e imersão em Piraí do Sul
Proposta da temática no componente curricular de História permitiu que quinto ano C da Escola Professora Odette Scaramella de Luca vislumbrasse importância da memória em suas diversas manifestações
Publicado: 12/08/2025, 09:20

O quinto ano C da Escola Municipal Professora Odette Scaramella de Luca, em Piraí do Sul, do professor Adriano da Silva Baziewicz, desenvolveu uma atividade dentro do componente curricular História sobre as fontes históricas, sejam orais, escritas, visuais e materiais. O docente relata o trabalho com os alunos.
“Esse tema foi abordado de diversas formas, sendo elas: pesquisas, vídeos, discussões e atividades em sala de aula. A ideia da exposição partiu de uma dessas conversas entre os alunos, que já tinham observado alguns objetos antigos em suas casas e gostariam de expor para a escola como um todo”, aponta o educador.
GALERIA DE FOTOS
Adriano elenca que os objetos foram previamente classificados em quatro grandes grupos e expostos no dia 11 de agosto. A motivação com as atividades, principalmente de exposição, conforme pontua o professor, foi levar na prática e concretamente os objetos antigos para serem conhecidos e, por consequência, sua história por trás.
“Minha avaliação foi a mais positiva possível, pois foi um momento de troca entre todos os alunos da escola e de resgate da história local, regional e nacional”, conclui o docente.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Odette Scaramella de Luca clicando aqui.