Videoaulas do Vamos Ler contribuem em estudo de Ivaí sobre o Paraná
Imigração paranaense e atrativos de Ponta Grossa, em parceria com a Unimed PG, contribuíram para amplo estudo do quarto ano A da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha sobre o nosso estado
Publicado: 19/08/2025, 08:40

O quarto ano A da Escola Municipal Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, em Ivaí, da professora Elen Cris Guse Giovanetti, desenvolveu um trabalho sobre a formação da população e povo paranaense. A docente destaca que o trabalho contou com duas videoaulas do Vamos Ler – Geração Digital, sendo uma em parceria com a Unimed Ponta Grossa sobre o próprio município ponta-grossense.
“Nesta aula, iniciamos uma conversa sobre como o Brasil e o Paraná se formaram, fazendo uma ligação com a história. Falamos sobre os primeiros povos que viviam no Brasil e sobre aqueles que chegaram depois, contribuindo para a formação da população. Também discutimos sobre o Paraná, nosso município e a cidade vizinha de Ponta Grossa, que é referência de cidade grande para nós”, aponta a educadora.
Elen pontua que ensinar as crianças da turma sobre a formação da população é importante para que elas entendam de onde vieram as pessoas que vivem aqui e como a cultura paranaense foi construída. Explicou que o Brasil é formado por diferentes povos, como indígenas, portugueses, africanos, italianos, alemães, entre outros.
GALERIA DE FOTOS
“Depois dessa conversa, realizamos algumas atividades sobre a formação do povo brasileiro e iniciamos o estudo da formação da população paranaense. Mostramos que, no Paraná, essa mistura também está muito presente. Além dos indígenas, muitos imigrantes europeus ajudaram a construir cidades e criar novas tradições”, destaca a professora.
Assim, os alunos assistiram à videoaula do Vamos Ler sobre a imigração do Paraná, ajudando a compreender melhor a miscigenação e retomando o assunto com foco na diversidade que aparece na comida, festas, jeito de falar e pontos turísticos de cada cidade, além da produção em parceria com a Unimed PG que apresenta a história e os atrativos de Ponta Grossa.
“Assim, os alunos puderam perceber a riqueza cultural e turística da nossa cidade vizinha, de fácil acesso para todos conhecerem. Após os debates, as crianças montaram um lapbook sobre o conteúdo. Essa atividade lúdica e criativa ajudou os alunos a aprenderem sobre a formação do estado, valorizar as diferenças, respeitar todas as culturas e compreender melhor o lugar onde vivem e seus arredores”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha clicando aqui.