Dia Mundial da Diabetes: veja sinais que podem indicar a doença
Quase 17 milhões de brasileiros vivem com a diabetes. Doença pode sinalizar desenvolvimento em todo o corpo. Especialista fazem alerta
Publicado: 14/11/2023, 13:52
O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). Nos casos de diabetes tipo 1, o país ocupa a 3º posição no ranking. Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o país pode chegar a ter 21,5 milhões de diabéticos em 2030.
A doença é caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue, o que pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. Em prol da conscientização da doença, o Dia Mundial da Diabetes é celebrado nesta terça-feira (14/11).
A diabetes tipo 2 pode acelerar o envelhecimento da pele na ausência de um tratamento adequado, segundo a dermatologista Mônica Aribi, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, ela dificulta a cicatrização, pode causar ou piorar problemas vasculares, predispõe a queda capilar, entre outros.
Os sintomas da diabetes podem variar dependendo do tipo. No entanto, de forma geral, são: sede intensa, urina em excesso e coceira no corpo. Histórico familiar e obesidade são fatores de risco.
Segundo nefrologista e intensivista, Caroline Reigada, a diabetes tem fácil diagnóstico, que é feito com um simples exame de sangue. “Caso você tenha diabetes ou história familiar desta doença, ou ainda, esteja sobrepeso ou obeso, procure um nefrologista. Lembre-se que o diabetes pode ser uma doença insidiosa. O diagnóstico da pré-diabetes e seu tratamento é a melhor forma de evitar complicações como as renais”, destaca a nefrologista.
Com informações: Metrópoles.