Evento Cultural da UTFPR abre inscrições para artistas
2º FLAC promete ampliar integração cultural na universidade e atrair comunidade externa
Publicado: 14/10/2024, 12:54
Em entrevista ao canal Viver Bem, Fabiane Ferreira, bibliotecária e responsável pela Comissão de Cultura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), compartilhou as expectativas e novidades do Festival Literário Artístico Cultural (FLAC). O evento, que chega à sua segunda edição, acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro e busca expandir sua abrangência, promovendo a integração entre a comunidade acadêmica e o público externo.
Fabiane reforçou que o evento é aberto não apenas para a comunidade acadêmica, mas também para artistas, músicos, escritores e poetas da cidade e região. Os interessados em expor seus trabalhos podem se inscrever até o dia 21 de outubro por meio de um edital disponível no Instagram do evento, @flac.utfpr. "Queremos que esse festival extrapole os muros da universidade e traga uma maior interação entre a comunidade externa e a acadêmica", destacou Fabiane.
Além das oficinas, o evento contará com food trucks, que também serão selecionados por edital. Os interessados em participar com serviços de alimentação têm até o dia 28 de outubro para enviar suas propostas.
Fabiane explicou que a primeira edição, realizada em 2023, foi voltada principalmente para os alunos da UTFPR. "No ano passado, fizemos um teste em um único dia, e não esperávamos tanto engajamento dos artistas e artesãos da cidade", relatou. O sucesso da edição inicial impulsionou a organização a ampliar o evento em dois dias, com uma programação mais diversificada e um convite aberto a estudantes de escolas públicas e moradores da região.
A edição de 2024 contará com oficinas criativas, exposições artísticas, apresentações musicais e um espaço dedicado às crianças para desenvolverem suas próprias artes. Fabiane destacou que uma das inovações deste ano será a utilização do espaço verde da universidade. "Montaremos tendas logo na entrada da UTFPR, proporcionando um ambiente mais integrado com a natureza para que as atividades ocorram 'tudo junto e misturado'."
A fim de garantir maior flexibilidade para o público, as inscrições para as oficinas ocorrerão 30 minutos antes de cada atividade. "Entendemos que inscrições antecipadas podem ser um empecilho para quem não conseguir comparecer no dia. Por isso, optamos por abrir as vagas no momento do evento", explicou Fabiane.
Com a ampliação da divulgação para além do campus, a organização espera uma maior adesão do público e a participação de artistas de cidades vizinhas. "Nossa expectativa é que o FLAC se torne cada vez mais interativo, proporcionando uma verdadeira troca entre a comunidade acadêmica e a externa", comentou Fabiane. Para acompanhar a programação completa e acessar os editais, o público pode seguir o Instagram oficial do evento, @flac.utfpr e da comissão de cultura @culturautfprpg.
PRÓXIMO EPISÓDIO – No Viver Bem de quarta-feira (16), a entrevistada será a Alecsandra Hypólito, que vai falar sobre os diferenciais do Hotel Vila Velha, que há anos parte da história de Ponta Grossa. Não perca!