Casa do Piá: educação e acolhimento há 27 anos em PG | aRede
PUBLICIDADE

Casa do Piá: educação e acolhimento há 27 anos em PG

Instituição atende 140 crianças e adolescentes em contraturno escolar com oficinas, esporte, música e apoio psicológico

O projeto ‘Benfeitores da Esperança’ recebe doações financeiras, de materiais ou mesmo de roupas para o bazar solidário
O projeto ‘Benfeitores da Esperança’ recebe doações financeiras, de materiais ou mesmo de roupas para o bazar solidário -

Mariele Alexandra Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Centro Social Casa do Piá atua há 27 anos em Ponta Grossa com o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Localizada na região da Nova Rússia, a instituição atende atualmente cerca de 140 crianças, em contraturno escolar, oferecendo oficinas de esporte, arte, música, informática e acompanhamento psicológico.

Segundo o diretor, irmão Márcio Diniz SC, os atendimentos chegam tanto por busca espontânea das famílias quanto por encaminhamentos da rede de apoio municipal, como CRAS e CREAS. A instituição é mantida pela Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração, fundada em Lyon, na França, em 1821, e que completa 80 anos de atuação no Brasil. “Nosso objetivo é ser um espaço de convivência, vínculo e fortalecimento das conexões entre crianças e adolescentes”, destacou.

Um dos exemplos da transformação proporcionada pelo projeto é a trajetória de Raphael Allan, educador social responsável pela oficina de música. Ele foi atendido pela instituição durante sua infância e adolescência e hoje voltou como educador. “Para mim é uma alegria imensa poder partilhar algo do que eu vivenciei no passado. Sempre digo que a Casa do Piá é a minha segunda família”, contou.

VÍDEO
aRede.info
Confira a entrevista na íntegra. | Autor: aRede.info
 

Além da música, as crianças têm acesso a diversas oficinas. O educador Murilo Henrique Crachinski conduz atividades de futsal e xadrez, mas destaca que os jovens podem circular por várias áreas, como vôlei, capoeira, teatro, artes criativas e tecnologia. “Esse repertório é muito vasto e ajuda as crianças a descobrirem seus talentos, que podem se tornar até profissão no futuro. É gratificante vê-los colocando em prática na escola ou em outros espaços o que aprendem aqui”, explicou.

O trabalho também é fortalecido pelo apoio psicológico oferecido pela instituição. A psicóloga Cristiane Schulmeister acompanha os jovens em grupos e em atendimentos individuais, promovendo diálogo, empatia e respeito. “Nosso objetivo é desenvolver habilidades sociais e fortalecer a autoestima. Queremos que eles percebam que têm possibilidades e podem sonhar para o mundo, independentemente das realidades em que vivem”, destacou.

Para manter as atividades, a Casa do Piá conta com um convênio com a FASPG, além do apoio de benfeitores. A psicóloga lembra que qualquer pessoa pode contribuir por meio do projeto ‘Benfeitores da Esperança’, seja com doações financeiras, de materiais ou mesmo de roupas para o bazar solidário. “Todas as experiências que proporcionamos elevam a autoestima dos jovens e mostram que eles podem conquistar muito mais”, completou.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira e está de portas abertas para quem quiser conhecer de perto o trabalho. Mais informações podem ser acompanhadas pelas redes sociais, @casa_do_pia e pelo telefone (42) 3027-6070.

Próximo Episódio: Vamos conhecer o artista vencedor do 37º Festival Universitário da Canção (FUC): Eulimo. Ele irá lançar no dia 09 de setembro o álbum “Isso é Eulimo”. Não perca!

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right