Tradição que vem do parreiral: produção de uva que atravessa gerações | aRede
PUBLICIDADE

Tradição que vem do parreiral: produção de uva que atravessa gerações

Janeiro marca o auge da colheita e revela o trabalho, a história e a diversidade da produção da família Tullio, que participa há décadas da Festa da Uva

A família também participa da Festa da Uva desde a primeira edição e, neste ano, marca presença na 43ª edição do evento
A família também participa da Festa da Uva desde a primeira edição e, neste ano, marca presença na 43ª edição do evento -

Mariele Alexandra Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Janeiro é o mês da uva e, em Guaragi, distrito de Ponta Grossa, a colheita está a todo vapor. É na Granja Tullio que o produtor Guilherme Tullio mantém viva uma tradição familiar que começou ainda na década de 1960 e atravessa gerações, sempre ligada ao cuidado com os parreirais e à qualidade do produto final.

Segundo Guilherme, o trabalho vai muito além do período da colheita. “A gente começa lá no inverno, com a poda dos pés de uva. Depois vem a brotação, a poda verde, a retirada de folhas e brotos e todo o tratamento para evitar doenças. Tudo isso até chegar nesse ponto exato de maturação que vocês estão vendo agora”, explica.

Atualmente, a propriedade produz uvas Niagara Rosada e Niagara Branca, destinadas ao consumo in natura, além da uva Bordeaux, utilizada na fabricação de derivados como vinho, suco e geleia. “A Bordeaux é específica para isso. A ideia é fidelizar o cliente: a pessoa vem comprar uva e já leva um derivado também. Temos clientes que todos os anos já garantem o vinho”, conta.

A história da produção começou com o bisavô de Guilherme, que veio da Itália e iniciou o cultivo de uva preta para a produção de vinho de consumo próprio. Com o tempo, o avô ampliou a atividade para as uvas de mesa, e o pai deu continuidade ao trabalho, que hoje está sob responsabilidade de Guilherme. “Desde que eu me conheço por gente, eu me criei debaixo desses parreirais. Começou na infância e continua na vida adulta, por muito tempo ainda”, afirma.

VÍDEO
aRede.info
Janeiro marca o período de colheita da uva e no Viver Bem fomos saber mais na Granja Tullio. Por ali, a produção atravessa gerações e envolve cuidado desde a... | Autor: aRede.info
  

A família também participa da Festa da Uva desde a primeira edição e, neste ano, marca presença na 43ª edição do evento. Para Guilherme, a festa é fundamental para o produtor local. “É um momento importante porque conseguimos concentrar um grande número de pessoas e escoar uma quantidade significativa da produção”, destaca.

Além da Festa da Uva, a Granja Tullio conta com dois pontos fixos de venda: um na Avenida Visconde de Mauá, nº 1700, ao lado da Caixa Econômica, e outro na Avenida União Panamericana, nº 460, local onde surgiu o primeiro parreiral da família. Nos dois endereços, o público encontra uvas frescas e derivados produzidos artesanalmente.

Por fim, Guilherme deixa o convite para o último final de semana da Festa da Uva. Neste sábado, 31/01, a partir das 10h, o Centro de Eventos de Ponta Grossa recebe a abertura da feira com shows gratuitos, gastronomia e diversas produtoras de uva. No palco: Cantor Cassiano, Trio Mix, Grupo Gaitaço e Walter Moraes. Já no domingo (01), a música fica por conta da dupla Gian e Giovani. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right