Educação de Reserva recebe Selo Ouro em alfabetização do MEC
O compromisso é baseado na colaboração entre os entes federativos para garantir a alfabetização das crianças do Brasil até o final do segundo ano do ensino fundamental
Publicado: 19/12/2024, 16:37
A Secretaria Municipal de Educação de Reserva realizou nessa quarta-feira (18) um encontro entre diretoras e coordenadoras pedagógicas para oficializar a conquista do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria ouro, do Ministério da Educação (MEC), pelos avanços para qualificar e ampliar as práticas de instrução para os alunos dos anos iniciais. O município faz parte do projeto Vamos Ler - Geração Digital, do Grupo aRede.
O Governo Federal instituiu em setembro, por meio do Decreto nº 12.191, o incentivo e a Rede Municipal de Ensino alcançou 93 pontos de 100. A secretária Ruth Eliane Faustin comentou sobre esse reconhecimento e destacou ser coletivo. ‘’Uma alegria inenarrável. Esse selo é de todos que fazem parte das escolas, não apenas dos professores. Muitas vezes, a pessoa que está no portão, seja porteiro ou guarda, ou a serviços gerais em seus afazeres, também está educando, percebendo que um aluno não está vindo e logo fala para a diretora, por exemplo’’, disse ela.
O compromisso é baseado na colaboração entre os entes federativos para garantir a alfabetização das crianças do Brasil até o final do segundo ano do ensino fundamental, além de recuperar aprendizagens de alunos dos terceiros, quartos e quintos anos afetados pela pandemia. A adesão implica a responsabilidade de melhorar a qualidade do processo e dos resultados. Um exemplo é o Programa Nacional Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei), algumas instituições já se anteciparam e criaram espaços próprios, distribuição de materiais didáticos extras de incentivo e participações em métodos avaliativos como Prova Brasil e Prova Paraná Mais.
As formações e ações com professores, como os projetos Semeando, em parceria com a Klabin, e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do Sebrae, levaram noções de empreendedorismo nas salas de aula, com feiras nas instituições nos meses de setembro, novembro e dezembro. Vamos Ler, com apoio do Grupo aRede, premiando os estudantes do quarto ano da professora Marinéia Domareski, da Escola Coronel Rogério Borba, dirigida por Jucineia Carneiro Martins, no final do mês passado, que ganharam headfones e tablet, entre outras iniciativas.
Além do Estado, outros 226 municípios foram reconhecidos com o mesmo ouro, 66 com o selo prata e 20 com o selo bronze. Na nossa região, que engloba sete cidades do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba, Sapopema, Curiúva e Ventania, também asseguraram altas notas.
Com informações da assessoria de imprensa.