Márcio Zwierewicz é eleito Conselheiro de Administração da Casa Cooperativa no RS | aRede
PUBLICIDADE

Márcio Zwierewicz é eleito Conselheiro de Administração da Casa Cooperativa no RS

Márcio, sendo o atual presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, agora também integra a liderança de uma das principais instituições do cooperativismo no Brasil

O Presidente da SICREDI Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, Marcio Zwierewicz.
O Presidente da SICREDI Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, Marcio Zwierewicz. -

Publicado por Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No dia 28 de abril, Márcio Zwierewicz foi eleito conselheiro de administração da Casa Cooperativa, localizada em Nova Petrópolis (RS), cidade reconhecida como a capital nacional do cooperativismo. Atual presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP e conselheiro de administração da Central Sicredi PR/SP/RJ, Márcio agora passa a integrar também a liderança de uma das instituições mais emblemáticas na preservação e promoção da história do cooperativismo no Brasil.

A Casa Cooperativa tem como missão fortalecer o movimento cooperativista por meio da educação, da integração entre cooperativas e da realização de projetos que mantenham vivos os princípios e valores do cooperativismo. Seu espaço abriga um rico acervo histórico, com documentos, objetos e exposições interativas que resgatam a trajetória do cooperativismo no país e no mundo — especialmente a contribuição do Padre Theodor Amstad, considerado o patrono do cooperativismo de crédito no Brasil.

Para Márcio Zwierewicz, fazer parte do conselho da Casa Cooperativa representa um compromisso com a memória, os valores e o futuro do cooperativismo. “A Casa Cooperativa deve ser vista, acima de tudo, como um exemplo para todo o sistema cooperativista brasileiro. A partir das ações e projetos que desenvolve junto à comunidade, dissemina os princípios cooperativistas e reforça os benefícios de um modelo pautado no empreendedorismo, na solidariedade e na participação democrática. Ser eleito conselheiro é uma honra e uma grande responsabilidade. Estou comprometido em contribuir para o fortalecimento das cooperativas e para a promoção dos valores cooperativistas que são tão importantes para nossa comunidade”, afirmou.

A escolha de Márcio foi celebrada por lideranças do sistema. Para Manfred Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e único conselheiro latino-americano no Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), a indicação reforça a conexão entre história, gestão e propósito. “O Márcio é um líder entusiasta da cooperação, com uma trajetória marcada por histórias inspiradoras no movimento cooperativista. Ele representa, com maestria, os princípios e valores que sustentam o nosso modelo, sempre com comprometimento e paixão genuína pela causa. A Casa Cooperativa é uma ONG que atua incansavelmente na preservação do ideal dos fundadores do cooperativismo, em especial do legado do Padre Theodor Amstad — o que está totalmente alinhado com a forma de pensar e atuar do Márcio, que apoia e valoriza programas com essa essência. O Conselho da Central Sicredi PR/SP/RJ recebe com grande alegria a eleição do Márcio para esse colegiado e tem plena confiança de que sua contribuição à Casa Cooperativa será significativa e inspiradora.”, reforça. 

O mandato do novo Conselho de Administração se estende até o último sábado de abril de 2028. Para o diretor-executivo da Casa Cooperativa, Paulo Cesar Soares, este é um momento de renovação e fortalecimento institucional. “A chegada de novos conselheiros representa uma oportunidade valiosa de renovação, com a injeção de novas ideias, olhares e experiências que fortalecem o processo decisório. Ao mesmo tempo, em que respeitamos a continuidade e a história construída, é essencial manter o conselho conectado com os desafios e transformações do nosso tempo. Essa alternância traz equilíbrio, amplia a representatividade e contribui para uma governança ainda mais dinâmica, participativa e alinhada com os princípios cooperativistas”, ressaltou.

A Casa Cooperativa é regida por três conselhos com funções complementares: o Conselho de Administração, responsável pelas diretrizes estratégicas; o Conselho Curador, que zela pelos propósitos e pela fidelidade à essência institucional; e o Conselho Fiscal, que assegura a regularidade das movimentações financeiras e operacionais.

COMPOSIÇÃO ATUAL DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CASA COOPERATIVA (2024-2028) - Presidente: Heloisa Helena Lopes (Sicredi Pioneira RS);

- Vice-presidente: Tiago Luíz Schmidt (Sicredi Pioneira RS);

- Conselheiros de Administração: Sérgio Cadore (Viacredi), Roberta de Souza Caldas (Transpocred/Ailos), Marcelo Vieira Martins (Unicred União), Angelita Cadona (Sicredi Conexão), Márcio Zwierewicz (Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP);

- Conselho Fiscal: Coordenador Mario José Konzen e Conselheiros Morgana Neumann e Nikolas Bratz. Além dos Suplentes: Clóvis Weber, Rosa Ana Bistalla, Fabio Roese.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right