Palmeira é certificada como 'Cidade Amiga da Pessoa Idosa'
Certificado internacional é concedido pela OMS e OPAS a cidades que se comprometem em criar ambiente saudável para o bem-estar dos idosos
Publicado: 15/05/2025, 16:25

Palmeira é um dos mais novos municípios do Brasil e receber o certificado de reconhecimento internacional como Cidade Amiga da Pessoa Idosa, concedido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), a municípios que implementam políticas e ações que visam melhorar a qualidade de vida e o envelhecimento ativo da população idosa, promovendo a inclusão social e a dignidade do idoso.
O processo começou com uma carta de intenções, assinada pelo prefeito Altamir Sanson (PSD), afirmando que Palmeira quer ser uma cidade amiga da pessoa idosa e que implementará políticas voltadas a esse público. Em seguida, um dossiê sobre o município foi encaminhado às duas entidades (OMS e OPAS). Nesta quinta-feira (15), o prefeito recebeu o Certificado internacional ao lado da secretária municipal de Assistência Social, Joceli Cunha e do vereador Vane (PSD).
Agora começam os trabalhos para a elaboração e execução das políticas e ações que vão promover um ambiente urbano mais inclusivo e propiciar um envelhecimento saudável e ativo.
De acordo com a Administração Municipal, o primeiro passo será a criação do Comitê Gestor do Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa. Em seguida, será o momento de promover a escuta da população idosa para o levantamento das necessidades e anseios dessas pessoas. Os dados colhidos irão possibilitar o estabelecimento de um relatório e de uma programação de ações para os próximos quatro (4) anos que serão enviados à OMS e OPAS.
Após o Conselho aprovar as ações, elas começarão a ser colocadas em prática como parte da política pública de Palmeira para a população idosa.
LEVANTAMENTO - No Brasil, cerca de 80% dos municípios certificados como Amigos da Pessoa Idosa, estão no Paraná. Palmeira já é reconhecida internacionalmente como uma cidade amiga dos idosos, tanto que diversas ações já começarão a ser colocadas em práticas pelas diversas secretarias municipais, incluindo a construção de um moderno Centro de Convivência da Pessoa Idosa, com o que há de mais atual em termos de equipamentos para os idosos.
Com informações da assessoria de imprensa.