Homem é preso por prática irregular de medicina veterinária na região
Polícia Civil localizou instrumentos cirúrgicos sem nenhum tipo de esterilização, além de um cachorro que passou por operação e estava em condições inadequadas
Publicado: 04/07/2025, 18:01

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (04), um homem investigado pela prática irregular de medicina veterinária em Piraí do Sul, nos Campos Gerais do Paraná. A ação aconteceu em uma residência no bairro Ronda e teve apoio de profissionais da Vigilância Sanitária.
De acordo com o delegado Jairo Luiz Duarte de Camargo, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, a equipe localizou diferentes medicamentos armazenados irregularmente no local. "Alguns deles são de uso controlado, o que configura tráfico de drogas", explica.
Além disso, também foram encontrados instrumentos cirúrgicos enferrujados e com restos de sangue - os materiais não possuíam nenhum tipo de esterilização, segundo o delegado.
Ainda na residência, a Polícia Civil localizou um cachorro que estava sendo tratado pelo investigado. A equipe apurou que o animal foi submetido a um pequeno procedimento cirúrgico e estava em condições inadequadas. "Ele estava sendo medicado com antibióticos e anti-inflamatórios", aponta Camargo, que explica que tal situação também configura o crime de maus-tratos.
O homem de 45 anos foi preso e levado para a Cadeia Pública de Castro, onde segue à disposição do Poder Judiciário.