Comissão de Ciência da Alep destaca avanços em inteligência artificial
Fabio Oliveira, deputado que representa Ponta Grossa, foi o presidente do grupo
Publicado: 17/12/2024, 04:30
A Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), encerrou 2024 com avanços legislativos e iniciativas voltadas ao desenvolvimento do Estado. Sob a liderança do deputado Fabio Oliveira (Podemos), representante de Ponta Grossa, a comissão ampliou o protagonismo em temas estratégicos como inteligência artificial, conectividade no campo e inovação tecnológica.
No primeiro semestre, aprovou projetos de relevância, como o Projeto de Lei (PL) nº 469/2023, que regulamenta o uso de inteligência artificial pelo governo estadual, e promoveu debates sobre conectividade no campo, ética na gestão pública e transparência. Essas iniciativas destacaram a importância da tecnologia como ferramenta de transformação e inovação para o Paraná.
A comissão deu continuidade ao trabalho no segundo semestre, aprovando o PL nº 528/2024, que estabelece diretrizes para o uso de inteligência artificial na administração pública, e o PL nº 803/2023, que institui campanhas de conscientização sobre segurança digital. Outro destaque foi a análise do PL nº 661/2024, que autoriza a desestatização da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e cria o Conselho Estadual de Governança Digital.
A Comissão também desempenhou um papel ativo em eventos externos, como o 'Fórum dos Presidentes', que debateu a conectividade no campo, e a 'Jornada de Ciência, Tecnologia e Inovação', que destinou R$ 10,8 milhões para bolsas-auxílio voltadas ao desenvolvimento industrial e tecnológico.
Outro ponto foi a criação de um grupo de trabalho envolvendo entidades como a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), com foco em projetos de pesquisa aplicada para universidades estaduais. Além disso, foram solicitados esclarecimentos à Universidade Estadual de Londrina (UEL) sobre o uso de cotas em programas de residência médica, buscando garantir transparência e legalidade no processo.
“Com avanços legislativos, iniciativas externas e um compromisso sólido com a inovação, a comissão reforçou o papel da Assembleia Legislativa como promotora do desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do Paraná em importantes áreas”, destacou o presidente Fabio Oliveira.
COMPOSIÇÃO - Além do presidente Fabio Oliveira (Podemos), a comissão foi composta pelo vice-presidente Ricardo Arruda (PL) e pelos deputados Thiago Bührer (União), Evandro Araújo (PSD), Luiz Cláudio Romanelli (PSD), Ana Júlia (PT) e Samuel Dantas (PROS).
Na última semana, foi realizada a eleição para o mandato '2025-2027' e o deputado Fabio Oliveira foi reconduzido ao cargo de presidente. Os novos membros da composição são: vice-presidente, Thiago Bührer (União), e os membros Evandro Araújo (PSD), Luiz Cláudio Romanelli (PSD), Gilson de Souza (PL), Ana Júlia (PT) e Samuel Dantas (PROS).
Com informações: Assessoria de Imprensa.