Deputada Márcia Huçulak prioriza recursos para a saúde e educação
Além de trabalhar em prol de melhorias em áreas prioritárias, Huçulak foi ativa junto às emendas propostas e aprovadas para 2025, destinando recursos para beneficiar 18 instituições filantrópicas do Paraná
Publicado: 23/12/2024, 17:32
Eleita como a mulher mais votada para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) encerrou 2024 com uma série de entregas à população. Ele contribuiu com novas leis e na alocação de recursos para políticas públicas, principalmente nas áreas de saúde e educação, se dedicando também para contribuir com instituições filantrópicas.
Com frequentes encontros técnicos com gestores e prefeitos, na capital e em diferentes cidades do Paraná, a deputada colaborou no encaminhamento de várias demandas – isso também fez com que ela se tornasse representante oficial da cidade de Ponta Grossa. “É gratificante ver o retorno do nosso trabalho em questões concretas, que fazem diferenças para as cidadãs e cidadãos do Estado”, avalia a deputada.
As emendas propostas e aprovadas à Lei Orçamentária Anual (LOA) são um bom exemplo do direcionamento de recursos públicos para projetos de interesse da população. Márcia Huçulak direcionou um total de R$ 111,5 milhões por meio da LOA, aprovada em dezembro na Alep para aplicação no ano que vem. São recursos que vão beneficiar 18 instituições filantrópicas, ajudar a ampliar o atendimento das Casas de Abrigo (que atendem mulheres vítimas de violência doméstica) e também melhorar a infraestrutura.
Com isso, este ano, Márcia ampliou, por exemplo, seu apoio às instituições filantrópicas e do terceiro setor, área com a qual trabalhou ao longo de sua trajetória de 35 anos na gestão pública. Com a LOA 2025 são 28 entidades beneficiadas pela deputada, com recursos distribuídos em Curitiba, Medianeira e Prudentópolis.
SAÚDE E EDUCAÇÃO - Outro setor que a deputada alavancou apoio foi a educação. Com o trabalho realizado em 2024, chegou a 49 o número de escolas beneficiadas com recursos para reformas e melhorias que somam R$ 18,1 milhões. “Educação muda vidas, nunca podemos esquecer isso”, diz ela. “Precisamos garantir as melhores condições de ensino para alunos e professores e de trabalho para os servidores”, completa.
Outras cidades do Estado também receberam atenção da deputada ao longo de seu mandato, que ajudou com compra de equipamentos e veículos para a saúde, reforma de unidades, equipamentos, melhoria da infraestrutura urbana, capacitação e turismo para municípios do Paraná, inclusive alguns dos Campos Gerais, como Prudentópolis e Rebouças.
Márcia Huçulak ainda promoveu debate sobre temas importantes para a população, defendendo, durante audiência de acompanhamento da execução orçamentária da Secretaria Estadual de Saúde, a realização de mais campanhas de vacinação, a fim de se alcançar os índices adequados de imunização.
Ao analisar 2024, Huçulak avalia que foi bastante positivo. “Foi um ano muito produtivo e gratificante”, destaca a deputada. “Como deputada mais votada do nosso Estado, tenho a responsabilidade de retribuir a confiança da população com muito trabalho”, conclui.
Projetos beneficiam a população
Huçulak também priorizou inúmeros assuntos, que pautaram Projetos de Lei. Ela é co-autora da lei que concede os direitos das Pessoas com Deficiência aos pacientes de fibromialgia, dando acesso a uma série de benefícios sociais, assim como foi co-autora da lei que estabelece o fornecimento de aparelho para medição de glicemia a pacientes do diabetes com idade de 4 e 17 anos e cria um programa de monitoramento digital contínuo da doença. Ela ainda atuou no Código de Defesa da Mulher Paranaense, como presidente da comissão especial.