Bakri assina coautoria de PL em benefício de fumicultores do Paraná
O Projeto de Lei 110/2025 visa a obrigatoriedade de empresas realizarem a classificação da folha de tabaco nas propriedades de fumicultores
Publicado: 26/03/2025, 22:07
O deputado estadual e líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri (PSD), assinou, nesta quarta-feira (26), a coautoria do Projeto de Lei 110/2025, que obriga empresas a realizarem a classificação da folha de tabaco nas propriedades de fumicultores do Estado.
"O projeto de lei vai beneficiar diretamente as 28 mil famílias que cultivam fumo no Paraná. A proposta obriga as empresas do setor a realizarem a classificação da folha do tabaco nas propriedades rurais, para definição do preço pago ao produtor", destaca Bakri.
Ainda, o parlamentar resaslta a garantia de autonomia para os produtores. "Com os agricultores respaldados para acompanhar de perto a análise da sua produção, haverá garantia a eles de maior autonomia e poder de decisão, preços mais justos e mais transparência na relação comercial com as grandes empresas", completa.
O deputado estadual também explica que, em caso de divergências entre empresa e produtor, a classificação da folha poderá ser feita por terceiros, que devem ser indicados por consenso. As despesas necessárias para a realização, ficarão a cargo das empresas.
"Tenho certeza de que, em pouco tempo, esse projeto vai ser aprovado na Assembleia Legislativa. Contem conosco, temos muito orgulho do trabalho realizado e o retorno dado tanto na geração de emprego, na agricultura familiar, como também na geração de renda".
PEDIDO - Vale ressaltar que, como noticiado pelo Portal aRede, em 10 de março, o vice-prefeito de Guamiranga, Igor Pontarolo (PSD), e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Thiago Mizel (PSDB), estiveram em reunião com o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD). O objetivo foi de levar demandas de produtores de tabaco do município – saiba mais clicando aqui.
Durante o encontro, foi protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que deve beneficiar os produtores de todo o Estado. O qual, agora, foi assinado também por Bakri e encaminhado para votação.
Conforme explica Romanelli, a produção de fumo no Paraná é uma das principais atividades da agricultura familiar, sustentando milhares de famílias. No entanto, o sistema atual de classificação do tabaco prejudica os produtores, que muitas vezes não têm condições de acompanhar e contestar a avaliação da sua produção.