Fisiculturista sofre parada cardíaca em competição e morre aos 30 anos
Atleta Wanderson Moreira, fisiculturista, sofre parada cardíaca durante competição em MS e morre aos 30 anos
Publicado: 12/05/2025, 14:57

O fisiculturista Wanderson da Silva Moreira, de 30 anos, morreu neste sábado (10) após sofrer uma parada cardiorrespiratória durante uma competição em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O atleta participava do evento Pantanal Contest e passou mal nos bastidores, antes de subir ao palco.
Três dias antes da competição, Wanderson havia feito uma publicação nas redes sociais ao lado da esposa, prometendo dar o melhor no evento: "Hoje vim sem você, mas farei o possível pra levar mais uma pra casa", escreveu.
Equipes médicas que acompanhavam o evento agiram e iniciaram os primeiros socorros em menos de 20 segundos, de acordo com os organizadores. Em seguida, duas unidades do SAMU, incluindo uma UTI móvel, chegaram ao local para dar continuidade ao atendimento, que durou mais de uma hora. Apesar dos esforços, Wanderson não resistiu.
Segundo o boletim de ocorrência, o atleta tinha histórico de hipertensão. A organização do evento divulgou nota lamentando a morte e reforçando a importância de manter os exames médicos atualizados e compartilhar informações de saúde com treinadores e equipes técnicas.
"Passou mal em sua terceira competição seguida, não resistindo e falecendo. Todos os procedimentos foram realizados com agilidade e empenho das equipes médicas", informou a nota oficial. O velório do fisiculturista foi realizado no domingo (12).
O que é fisiculturismo?
O fisiculturismo é um esporte que tem como objetivo o desenvolvimento máximo dos músculos por meio de treinos intensos, alimentação controlada e disciplina extrema. Mais do que força, o foco está na estética: os atletas são avaliados por critérios como definição muscular, simetria, volume e apresentação no palco.
Com informações do portal Terra