Quem era André Silva, irmão de Diogo Jota que também morreu em acidente
Atleta do Penafiel, André era considerado um dos principais jogadores da equipe portuguesa
Publicado: 03/07/2025, 10:31

O futebol português amanheceu de luto nesta quinta-feira (3) com a confirmação da morte de Diogo Jota, jogador do Liverpool e da seleção portuguesa, e de André Silva, de 25 anos, que também não resistiu ao acidente de carro.
O trágico acidente aconteceu na altura do quilômetro 65 da autoestrada A-52, em Zamora, na Espanha.
QUEM ERA - Atleta do Penafiel, André Filipe Teixeira da Silva vinha de uma temporada consistente: disputou 32 partidas e teve participação direta em quatro gols — balançou as redes duas vezes e deu duas assistências.
Natural de Gondomar, na região metropolitana do Porto, André nasceu em 28 de abril de 2000. O atleta se preparava para o terceiro ano consecutivo com a camisa do Penafiel, clube com o qual tinha vínculo até junho de 2026.
Antes disso, construiu sua formação nas divisões de base do Porto, Boavista e Famalicão, além de defender o Gondomar.
O Penafiel, clube que André defendia, se pronunciou após o falecimento do atleta.
"O Futebol Clube Penafiel manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento trágico de André Silva e do seu irmão Diogo Jota, vítimas de um acidente de viação ocorrido nas últimas horas. A perda de duas vidas tão jovens e ligadas ao mundo do futebol enche-nos de dor e consternação. Neste momento tão difícil, o Futebol Clube Penafiel endereça as mais sinceras condolências à família, amigos e a todos aqueles que partilharam com André e Diogo momentos de vida e de paixão pelo desporto. O clube decretará luto oficial e prestará homenagem nos próximos compromissos desportivos", escreveu a equipe em comunicado publicado.
SOBRE - Segundo a Guarda Civil espanhola, o acidente aconteceu por volta das 0h30 desta quinta (por volta das 19h30 no horário de Brasília).
As autoridades acreditam que o pneu do veículo estourou durante uma ultrapassagem, o que causou a perda de controle do veículo e, posteriormente, o acidente. Ainda não há confirmação de como o veículo pegou fogo.
O acidente aconteceu na altura do quilômetro 65 da autoestrada A-52, perto do município de Palacios de Sanabria. O alerta foi dado por testemunhas ao Centro de Emergências de Castela e Leão, que mobilizou socorro imediato, incluindo a Guardia Civil de Tráfico, os bombeiros, uma unidade médica de emergência e equipes médicas do centro de saúde mais próximo.
Apesar da rápida intervenção, os dois irmãos foram encontrados já sem vida no interior do veículo, completamente carbonizado. Inicialmente, desconhecia-se a identidade das vítimas, mas o documento do automóvel permitiu a identificação dos atletas.
Informações: CNN